Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre as regras de arbitragem no futebol

24 de abril de 2019
  1. A criação do futebol organizado aconteceu no dia 26 de outubro de 1863. Foi nessa data que, ao fim de seis reuniões no bar Freemason’s Tavern, em Londres, Inglaterra, foi criada a The Football Association. Junto com ela, aprovaram-se as 17 regras do futebol. Até hoje a Football Association existe, e organiza campeonatos na Inglaterra, como a FA Cup.
  2. Uma das mais polêmicas marcações do futebol, o impedimento foi criado em 1866 e alterado várias vezes desde então. Hoje se admite o passe dado em direção ao atacante que estiver na mesma linha do penúltimo defensor.
  3. A partir de 1870, o time de futebol passou a contar oficialmente com onze jogadores – dez na linha e um como goleiro.
  4. O córner, também chamado de tiro de canto e escanteio, surgiu em 1872.
  5. O travessão foi introduzido no futebol em 1875. Substituiu as precárias fitas de tecido que uniam as duas traves laterais.
  6. A rede apareceu em 1890, com o objetivo de identificar mais claramente a marcação dos gols. Nesse mesmo ano, as faltas dentro da área passaram a ser penalizadas com a marcação de um pênalti.
  7. A numeração das camisas foi introduzida no futebol inglês em 1939. A novidade chegou ao Brasil dez anos depois, com o objetivo de facilitar as anotações dos árbitros ingleses que vieram apitar no Rio de Janeiro e em São Paulo. Eles foram contratados para adaptar os brasileiros à arbitragem da Fifa, às vésperas da Copa de 1950.
  8. A partir da Copa do Mundo de 1994, a Fifa implantou regras para dar mais vibração aos jogos. A vitória passou a valer três pontos, e cada time pôde fazer três substituições. Em vez de cinco atletas no banco, cada seleção pôde ter até 11 reservas.
  9. Cada confederação afiliada à Fifa tem sete árbitros capazes de apitar partidas internacionais. Apesar de esse número ser pré-definido, pode haver mais árbitros filiados à Fifa — sem que, no entanto, apitem partidas internacionais. No Brasil, são 10 os afiliados, três a mais que os sete que apitam partidas internacionais. Além desses 10 árbitros, outros 10 auxiliares também são Fifa no Brasil.
  10. O bandeirinha ou juiz de linha foi introduzido na regra em 1874, dois anos depois da realização da primeira partida internacional. Sua função é auxiliar o árbitro, marcando impedimentos e arremessos laterais. Atualmente, a nomenclatura oficial da Fifa determina que o bandeirinha seja chamado de “árbitro auxiliar”.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A Rádio ONCB e as Paraolimpíadas de Tóquio 2020

A Rádio ONCB e as Paraolimpíadas de Tóquio 2020

Os Jogos Paraolímpicos de Tóquio começam na próxima terça-feira, dia 24. Marcus Aurélio Carvalho, diretor e apresentador da Rádio ONCB, emissora web da Organização Nacional de Cegos do Brasil, explica como será a cobertura diferenciada do evento. Marcus fala também de...

O autor de 150 hinos de times de futebol

O autor de 150 hinos de times de futebol

O compositor paulista Carlos Santorelli tem mais de 2 mil músicas gravadas. Em 1997, ele lançou um CD com hinos para os principais times do Rio Grande do Norte compostos por ele. Depois, em 2011, veio outro, desta vez com times paraibanos. Mas foi a partir de 2017 que...

Pugilista perdeu a orelha e não consegue usar máscara?

Pugilista perdeu a orelha e não consegue usar máscara?

Em novembro de 1996, o pugilista Evander Holyfield, pentacampeão mundial dos pesos-pesados, desafiou Mike Tyson pelo título da Associação Mundial de Boxe. Holyfield venceu de forma surpreendente ao realizar a proeza de nocautear Tyson no 11º round. Em junho do ano...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This