Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Epidemias

24 de abril de 2019

 

Asiática
Foi a primeira epidemia de gripe mundial. Teve sua origem na Ásia e chegou à Europa em 1510. Na época, acreditava-se que era transmitida pelo vento. Teve três grandes ondas entre os séculos 16 e 19.

Espanhola
Surgiu no final da 1ª Guerra Mundial. Matou 20 milhões de pessoas em menos de ano (1,5% da população mundial). A doença chegou ao Brasil em 1918. Entre as vítimas que fez está o ex-presidente Rodrigues Alves. Apesar do nome, teve origem na China. Ficou conhecida como espanhola entre os brasileiros porque os primeiros casos ocorreram após a chegada de um navio de imigrantes vindos da Espanha. Aqui, fez 35 mil vítimas.

Frango
Em 1997, o vírus HSN1 fez quatro mortes em Hong Kong e colocou o resto do mundo em alerta. Antes, ele atacava apenas aves. Mas por uma mutação genética, passou a se instalar em humanos. Para evitar uma pandemia, o governo chinês foi obrigado a sacrificar 1,4 milhão de frangos.

Hong Kong
Causada por um vírus transmitido pelas aves para os seres humanos. Ocorreu em 1968 e matou mais de 46 mil pessoas.

Aviária
Em 2005, o H5N1 (mesmo vírus da gripe do frango) voltou a atacar em um novo surto epidêmico. Milhares de aves foram abatidas na China e em outros países asiáticos, mas isso não impediu que pessoas acabassem infectadas. Os especialistas afirmaram em notícias à rede de notícias BBC que, caso o H5N1 sofresse nova mutação e se tornasse mais facilmente transmissível, 150 milhões poderiam morrer em todo o mundo.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This