Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Década de 80

24 de abril de 2019

 

1981
O time vai uniformizado até a Igreja de São Sebastião pedir proteção, mas nem a fé ajudou. O melhor resultado do ano foi um terceiro lugar no terceiro turno do Campeonato Carioca.

1982
?Preciso de três reforços. Sem eles, nem Jesus Cristo salvará o Fluminense?, declarou o técnico Lula, que, como jogador, havia sido campeão carioca em 1969, 1971 e 1973. E não salvou, mesmo: o time terminou em quinto, atrás de Vasco, Flamengo, América e Botafogo.

1983
Um punhado de jogadores desconhecidos, a maioria vinda do sul do país (Branco, Jandir, Leomir, Tato, Washington e Assis), conquista o título que daria início à série do tricampeonato carioca.

1984
Na campanha do título brasileiro (1984), o ídolo é paraguaio: Romerito, autor do gol da vitória por 1 x 0 sobre o Vasco no primeiro jogo da final. Depois, bastou um empate (0 x 0) para botar as faixas no peito.

1985
Campanha do terceiro tri carioca da hisatória tricolor, uma era marcada pela dupla de ataque apelidada de Casal 20 (nome de um seriado de televisão): Washington e Assis.

1986
O Flu perdeu a chance de brigar com Flamengo e Vasco pelo título estadual quando deixou de entrar em campo para enfrentar o Americano, em Campos, no dia 18 de maio, e perdeu os pontos do jogo. Alegava que quatro de seus jogadores estavam com dengue.

1987
O time troca de técnico três vezes durante o Campeonato Carioca: Antônio Lopes, Everaldo Antônio e Carbone. Mas não encontra o rumo.

1988
O clube contrata Jorginho e Cacau, tentando manter a mística de ser campeão toda vez que traz jogadores do Corinthians. Só que dessa vez o título estadual ficou com o Vasco.

1989
Assis é o último jogador do time tricampeão carioca de 1983 a 1985 e brasileiro de 1984 a deixar o time. Uma equipe jovem excursiona pela Suíça, Holanda, Alemanha, Espanha, Itália e União Soviética. Vence 12 jogos, empata dois e perde outros dois.

1990
Campeão da Taça Rio (segundo turno do Campeonato Carioca), o Fluminense disputou com o Vasco (campeão do primeiro turno, ou Taça Guanabara) o direito de ir à final com o Botafogo (que somou mais pontos em todo o campeonato). Final da confusão: o Flu perdeu para o Vasco por 1 x 0 e acabou em terceiro. O campeão (aliás, bi) foi o Botafogo.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This