Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Década de 30

24 de abril de 2019

 

1931
Jogando no Rio, o Fluminense perde uma invencibilidade de vinte anos em jogos internacionais, ao ser derrotado pelo poderoso Ferencvaros, da Hungria, por 3 x 2.

1932
O clube reúne representantes dos sete clubes fundadores da Associação Metropolitana de Esportes Atléticos em sua sede, no dia 29 de agosto, e encabeça o projeto de implantação do profissionalismo no Rio.

1933
O Fluminense funda a Liga Carioca de Futebol, junto com América, Bangu e Vasco. É vice-campeão, atrás do Bangu.

1934
Pela primeira vez, são disputados seis Fla-Flus em um mesmo ano. O Fluminense ganha dois amistosos (3 x 2 e 2 x 0), empata outro, pelo Campeonato Carioca (2 x 2), e perde três (1 x 3, pelo Campeonato Carioca; 0 x 2 e 1 x 2, pelo Torneio Extra).

1935
Ano marcado por um incrível azar nos jogos contra o América, que seria o campeão carioca. Foram três derrotas nos três turnos, por 3 x 2, 4 x 1 e 6 x 5. Na última delas, o Fluminense esteve à frente no marcador nada menos que quatro vezes, mas acabou derrotado.

1936
Fim do maior jejum da história tricolor, de doze anos sem um título estadual, pela Liga Carioca de Football. O time contava com meia Seleção Paulista, importada par o Rio: o goleiro Batatais, o médio Orozimbo e os atacantes Romeu e Hércules.

1937
Bicampeão carioca. O craque era Romeu Pellicciari, autor de dez dos 65 gols do time naquele campeonato.

1938
Tricampeão carioca. Metade do esquadrão tricolor havia participado da Copa do Mundo na França defendendo a Seleção Brasileira: Batatais, Machado, Romeu, Tim e Hércules.

1939
O teracampeonato carioca escapa com uma derrota para o Flamengo, por 2 x 1.

1940
O Fluminense recupera o título. O centroavante argentino Rongo, que chegara às Laranjeiras quando faltavam apenas quatro jogos para o fim do campeonato, vira herói ao marcar três gols na vitória por 5 x 3 sobre o São Cristóvão, na última rodada, que garantiu a taça.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This