Times Square: curiosidades da cerimônia da descida da bola na passagem de ano

5 de janeiro de 2021
  1. A primeira celebração de Ano Novo na Times Square, em Nova York, aconteceu na virada de 1904 para 1905. Adolph Ochs, dono do “The New York Times”, promoveu uma queima de fogos para celebrar a inauguração da sede do jornal, o One Times Square, na Rua 42, no coração da Broadway. O NYT saiu com um suplemento de 48 páginas anunciando o novo prédio. Cerca de 200 mil pessoas acompanharam o evento, que teve a participação da orquestra do maestro e compositor ítalo-americano Francesco Fanciulli.
  2. As autoridades começaram a temer pela queima de explosivos em cima da multidão e proibiram os fogos. Ochs encomendou à empresa de design Artkraft Strauss uma alternativa. Foi assim que nasceu a cerimônia da descida da bola, iniciada na passagem de 1907 para 1908. A primeira bola, de madeira e ferro, tinha 100 lâmpadas de 25 watts e pesava 317 quilos.
  3. A um minuto da meia-noite, a bola começa sua descida, anunciando a chegada do Ano Novo. Há uma chuva de 1 400 quilos de papel picado, que depois serão varridos por 190 trabalhadores.
  4. A bola foi baixada manualmente com cordas até 1995.
  5. A cerimônia não aconteceu em 1942 e 1943 por causa das restrições da Segunda Guerra Mundial.
  6. A bola atual tem 3,6 metros de diâmetro, pesa 5,4 toneladas e é iluminada por 32.256 LEDs.
  7. A cerimônia de 2020 para 2021 foi fechada ao público. Além da equipe de produção, apenas 40 convidados – profissionais das áreas da saúde e segurança – e seus acompanhantes puderam acompanhar da Times Square. Estavam isolados em baias. Nos anos anteriores, cerca de 1 milhão de pessoas acompanharam a solenidade. Anitta foi a primeira brasileira convidada a se apresentar no réveillon da Times Square. Anitta cantou as músicas “Downtown”, “Me Gusta” e “Vai Malandra”. Os outros artistas que se apresentaram no mesmo foram Gloria Gaynor, Pitbull e Andra Ray.
  8. Na virada de 1995 para 1996, a bola começou a ser acionada por um convidado. A primeira foi Oseola McCarty (1908 – 1999), uma modesta lavadeira do Mississippi. Em julho de 1995, ela anunciou que havia criado um fundo de 150 mil dólares com as economias de toda a vida para fornecer bolsas de estudos a alunos pobres.
  9. De 2005 para 2006, a cerimônia ganhou um novo ingrediente. Ela passou a ser precedida pela execução da música “Imagine”, de John Lennon. A partir do réveillon de 2010 para 2011, a canção passou a ser interpretada por um astro convidado.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Por que o coelho é um dos símbolos da Páscoa?

Por que o coelho é um dos símbolos da Páscoa?

O ovo é utilizado como símbolo do povo judaico durante a festa que celebra a libertação da escravidão e a fuga do Egito, com a chegada à terra prometida sob a liderança de Moisés. O ovo é comparado ao povo de Israel: ele é um alimento que não perde a forma depois de...

Onde comemorar o Dia Mundial da Nutella

Onde comemorar o Dia Mundial da Nutella

Criado em 2007 pela blogueira americana Sara Rosso - e oficializado pela fabricante Ferrero em 2015 -, o Dia Mundial da Nutella é comemorado em 5 de fevereiro. O creme de avelãs foi inventado em 1964 pelo italiano Michele Ferrero, e chegou aos Estados Unidos apenas em...

A origem do Dia Mundial do Compositor (15/01)

A origem do Dia Mundial do Compositor (15/01)

A data surgiu no México, em comemoração à fundação da Sociedade de Autores e Compositores do México (SACM), em 1945. A entidade substituiu o Sindicato Mexicano de Autores, Compositores e Editores de Música. Ela foi essencial para o reconhecimento do direito do autor e...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This