Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Projeto já criou 50 logotipos com detalhes históricos de bairros de São Paulo

24 de janeiro de 2017

Criar um logotipo para cada um dos 450 bairros de São Paulo não será uma tarefa fácil e rápida.  Em dois anos de trabalho, o projeto Identidade São Paulo já desenhou símbolos para 50 bairros e mais o Mercado Central e a Rua Santa Ifigênia. Quem assina as peças é o designer gráfico Pedro Campos, assumidamente apaixonado por São Paulo: “Minha vida toda está ligada ao Caxingui e ao Butantã, onde eu cresci”, afirma. O designer gráfico conta com o apoio da mulher, a jornalista Stella Curzio, e com o trabalho do amigo Guilherme França, que desenvolveu o site. Fotógrafo profissional e sócio da Kakto Fotografia junto com Stella, Pedro só tem tempo de fazer um logotipo a cada duas semanas. Ele, que hoje mora na Penha, desenvolveu um processo específico de criação para dar conta de conseguir representar com fidelidade bairros com os quais não é familiarizado. Primeiro, Pedro pesquisa a história do nome do bairro e suas tradições. Depois, rabisca livremente para, então, construir um logotipo baseado nos elementos fundamentais do bairro em questão.

bairro-butanta-identidade-sp

A ideia surgiu de verdade em 2009, mas ficou só no papel. Em 2013, depois de uma crise criativa, que provocou certa urgência em fazer algo autoral, Pedro resgatou um caderninho antigo de anotações e achou os rabiscos do projeto. Decidiu enfim pôr em prática, inspirado por um fenômeno que ele se esforça para tentar explicar: “Uma palavra que você ouviu a vida inteira torna-se, por alguns instantes, completamente estranha e engraçada. Foi o caso do Butantã. Dizia repetidamente: ‘Butantã, Bu-tan-tã’; rindo e me perguntando: que nome é esse?”.
bairro-tatuape-identidade-sp
O projeto contribui para a divulgação da história e das tradições dos bairros paulistanos. Junto a cada arte criada por Pedro, há o ano de fundação do bairro e um texto que esclarece a inspiração do artista. O logotipo do Tatuapé, na Zona Leste, é um tatu, que representa o significado da palavra que dá nome ao bairro: “caminho dos tatus”. O de Moema, na Zona Sul, homenageia a índia Moema, personagem do livro Caramuru – Poema Épico do Descobrimento da Bahia, uma das possíveis inspirações do nome do bairro.
bairro-moema-identidade-sp
Uma reportagem publicada na Folha de S. Paulo em 2013 mostrou que apenas 15 bairros paulistanos têm bandeiras. O Identidade São Paulo, em dois anos de vida, já bateu de longe esse número. Mesmo assim, Pedro Campos conta que recebe mensagens indignadas de quem não encontra o bairro do coração no portfólio do projeto. Mas garante que encara todas como demonstrações de carinho pela cidade que está completando 463 anos: “É incrível a relação afetiva que os paulistanos criam com seus bairros”.
 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Qual é a origem do Dia Internacional da Democracia

Qual é a origem do Dia Internacional da Democracia

Embora a atual realidade brasileira nos leve a duvidar dela, a prática demonstra que devemos ter mais fé. Comemora-se em 15 de setembro o Dia Internacional da Democracia – e aí tem História. A comemoração mundial foi criada pela ONU em 2007. A ideia era lembrar os dez...

Por que o coelho é um dos símbolos da Páscoa?

Por que o coelho é um dos símbolos da Páscoa?

O ovo é utilizado como símbolo do povo judaico durante a festa que celebra a libertação da escravidão e a fuga do Egito, com a chegada à terra prometida sob a liderança de Moisés. O ovo é comparado ao povo de Israel: ele é um alimento que não perde a forma depois de...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This