Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Parabéns a Você

24 de abril de 2019

 

  • “Happy Birthday to You” foi criada pelas irmãs Mildred Jane e Patty Smith Hill, em 1893. Originalmente com outro título e letra, “Good Morning to All” (“Bom Dia a Todos”), a canção foi criada para entreter os alunos da escola em que ambas davam aulas, em Kentucky, Estados Unidos.
  • A versão brasileira da música “Happy Birthday to You” foi escrita por Bertha Celeste Homem de Mello, uma farmacêutica de Pindamonhangaba, São Paulo.
  • Dona Bertha, como era conhecida, morreu em 16  de agosto de 1999, aos 97 anos. Até o fim de sua vida corrigiu os que cantavam errado: o correto é “Parabéns a Você”, e “Muita Felicidade”.
  • “Parabéns a Você” foi escrita em 1942, para um concurso nacional em que foi escolhida a letra da versão brasileira. Bertha de Mello se candidatou com o codinome Léa Magalhães. Eram comuns os concursos promovidos por rádios para escolher jingles de várias marcas.
  • O produtor musical Jorge de Mello Gambier — famoso pela produção de “É o Amor”, de Zezé DiCamargo e Luciano — fez uma continuação para a música em 1978. As estrofes criadas por ele são as seguintes: “A você muito amor / E saúde também / Muita sorte e amigos / Parabéns, parabéns”.
  • No Brasil, os direitos autorais de “Parabéns a Você” são divididos da seguinte maneira: 8,3% para a família de Dona Bertha; 8,3% para Jorge Gambier; 41,67% para a Warner Music, que detém os direitos da versão original; e 41,67% para os herdeiros das irmãs Mildred e Patty.

Livro conta a origem de datas e festas comemorativas.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Qual é a origem do Dia Internacional da Democracia

Qual é a origem do Dia Internacional da Democracia

Embora a atual realidade brasileira nos leve a duvidar dela, a prática demonstra que devemos ter mais fé. Comemora-se em 15 de setembro o Dia Internacional da Democracia – e aí tem História. A comemoração mundial foi criada pela ONU em 2007. A ideia era lembrar os dez...

Por que o coelho é um dos símbolos da Páscoa?

Por que o coelho é um dos símbolos da Páscoa?

O ovo é utilizado como símbolo do povo judaico durante a festa que celebra a libertação da escravidão e a fuga do Egito, com a chegada à terra prometida sob a liderança de Moisés. O ovo é comparado ao povo de Israel: ele é um alimento que não perde a forma depois de...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This