Apesar de o Carnaval que conhecemos hoje ser chamado de brasileiro, a festa tem raízes europeias. Da Roma Antiga, vem a tradição de festejar nas ruas: as Saturnais eram comemoradas pelos escravos, que pediam dias mais quentes ao deus Saturno. Já os portugueses trouxeram ao Brasil o costume de sujar uns aos outros – nas festas do entrudo do século XVI, valia até atirar “limões-de-cheiro”, uma mistura da fruta com água e urina.
Marcados por excessos desde sua origem, os foliões escapavam das punições usando disfarces. Até a elite entrou no clima: na Itália do século XV, mascarados da nobreza escondiam a identidade e caíam na gandaia dos bailes da corte.
O que começou com o uso de máscaras e perucas é hoje uma das principais atrações do Carnaval. Mais em clima de farra do que de disfarce, a nossa festa de rua é cada ano mais repleta de fantasias criativas e curiosas. Veja o que foi visto por aí em 2012:

Cheio de “post-its”, folião faz trocadilho com o jornal norte-americano “Washington Post” (Foto: portal R7)
As Smurfetes são baseadas no clássico desenho infantil

A fantasia de Google Maps é uma forma criativa que um grupo de amigos arrumou de não se perder na multidão (Foto: Blog do Curioso)
Máscaras de políticos são sucesso garantido no Carnaval
Os temas tradicionais ganham seu espaço no Carnaval
Google Maps passeia pelas ruas do Rio de Janeiro (Foto: Blog do Curioso)
O LULA E DILMA NA CIDADE DE RECIFE É FANTASTICO MUITO BOM E ELE É O CLONE DO LULA PARABENS PARA DUPLA ADOREI.
Ajudou bastante na pesquisa do meu irmaozinho obrigado mesmo
fantastico o que vcs descobriram adorei muito bom trabalho