Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

A origem do Dia do Livro

24 de abril de 2019

A Unesco instituiu o Dia Mundial do Livro – 23 de abril – em 1995, durante a realização de uma conferência na cidade de Paris. O objetivo era prestar um tributo aos autores de todo o mundo e suas obras literárias. Por isso, a escolha teve como base a data de morte de três importantes nomes da história da literatura: Miguel de Cervantes, Shakespeare e Inca Garcilaso de la Vega.

O Dia Nacional do Livro, 29 de outubro, comemora a fundação da Biblioteca Nacional, que nasceu com a transferência da Real Biblioteca portuguesa para o Brasil. O acervo tinha 60 mil peças, entre livros, manuscritos, mapas, moedas, medalhas etc., tudo acomodado nas salas do Hospital da Ordem Terceira do Carmo, no Rio de Janeiro. Em 29 de outubro de 1810, a biblioteca foi transferida e essa passou a ser a data oficial de sua fundação. Até o ano de 1814, os estudiosos precisavam de uma autorização prévia para consultá-la.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This