Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Dia do Fico

24 de abril de 2019

 

Quando D. João partiu do Rio de Janeiro e voltou para Portugal, em 1821, deixou seu filho, o príncipe herdeiro D. Pedro, como regente. Durante sua regência, a corte portuguesa queria recolonizar o Brasil e passou a exigir a volta de D. Pedro. Se ele voltasse, o Brasil retornaria à condição de colônia. Para convencer D. Pedro a permanecer, o presidente do Senado José Clemente Pereira entregou ao príncipe milhares de assinaturas que pediam que não partisse. Cedendo às pressões, no dia 9 de janeiro de 1822, D. Pedro decidiu permanecer no Brasil. Disse a célebre frase ?Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico” e por isso a data ficou conhecida como Dia do Fico.

Esse fato fez parte do processo de independência do Brasil, que culminou no dia 7 de setembro de 1822, com a proclamação da independência.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Por que o coelho é um dos símbolos da Páscoa?

Por que o coelho é um dos símbolos da Páscoa?

O ovo é utilizado como símbolo do povo judaico durante a festa que celebra a libertação da escravidão e a fuga do Egito, com a chegada à terra prometida sob a liderança de Moisés. O ovo é comparado ao povo de Israel: ele é um alimento que não perde a forma depois de...

Onde comemorar o Dia Mundial da Nutella

Onde comemorar o Dia Mundial da Nutella

Criado em 2007 pela blogueira americana Sara Rosso - e oficializado pela fabricante Ferrero em 2015 -, o Dia Mundial da Nutella é comemorado em 5 de fevereiro. O creme de avelãs foi inventado em 1964 pelo italiano Michele Ferrero, e chegou aos Estados Unidos apenas em...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This