Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

A origem do Dia Nacional do Astronauta (09/01)

24 de abril de 2019
O Brasil comemora o Dia do Astronauta em 9 de janeiro. O que se diz é que a data foi escolhida em homenagem à Missão Centenário, realizada pela Agência Espacial Brasileira em 2006. Mas não há nada que explique o que representa o 9 de janeiro dentro da Missão Centenário ou da Agência Espacial Brasileira.

O tenente coronel aviador brasileiro Marcos Pontes foi escolhido para visitar a Estação Espacial Internacional e ver a Terra do espaço. Durante oito anos, o brasileiro participou de treinamentos da Nasa (agência espacial norte-americana) e depois da Roscosmos (agência espacial russa), responsável pelo acordo firmado para o voo do brasileiro. Pontes decolou para o espaço no dia 30 de março de 2006, a bordo da Soyuz TMA-8, que partiu do Casaquistão. Pontes permaneceu 9 dias, 21 horas e 17 minutos na estação espacial.

O nome da missão foi uma referência à comemoração do centenário do primeiro voo tripulado de uma aeronave, o 14 Bis, de Santos Dumont, em Paris, no dia 23 de ouubro de 1906.

Há várias outras datas para celebrar os astronautas (ou cosmonautas, como chamam os russos).

O Dia do Cosmonauta é celebrado em 12 de abril. Nessa data, em 1961, o soviético Iuri Gagarin (1934 – 1968) foi o primeiro homem a viajar pelo espaço. Acabou escolhido pelo seu tamanho (1,57 m e 69 kg), pois a Vostok I tinha um espaço muito pequeno para o tripulante. Em 2011, a ONU escolheu também essa data para celebrar o Dia Internacional dos Voos Espaciais.

Já os americanos têm mais duas datas. O Dia do Astronauta é comemorado na última sexta-feira de janeiro e faz uma alusão a três acidentes espaciais, com vítimas: Apollo I (27/01/1968), Challenger (28/01/1986) e Columbia (01/02/2003).

Existe também nos Estados Unidos o Dia Nacional do Astronauta, comemorado em 5 de maio. Nessa data, em 1961, o americano Alan Shepard se tornou o primeiro americano no espaço. A missão de Shepard o espaço durou 15 minutos.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This