8 curiosidades sobre o Dia da Mulher

24 de abril de 2019

 

  1. A primeira proposta de criar uma data em homenagem às mulheres foi feita pelo Partido Socialista norte-americano, em 1909. No ano seguinte, a Internacional Comunista, realizada em Copenhague, decidiu colocar a ideia em prática, já que manifestações pelo direito de voto e pelo fim da discriminação feminina se multiplicavam em todos os países industrializados. A data, porém, demorou a ser comemorada de fato: sua primeira celebração ocorreu em 1911, no dia 19 de março.
  2. Mas 8 de março só passou a ser o Dia Internacional da Mulher e pela Paz em 1977, por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas. Existem duas versões para sua escolha. Uma diz que nessa data, em 1857, 129 operárias de uma fábrica têxtil de Nova York entraram em greve. Além de salário igual ao dos homens, elas reivindicavam a redução da jornada de trabalho, que era de até 16 horas diárias. Os patrões trancaram as operárias e incendiaram a fábrica. Todas as grevistas morreram queimadas. A outra faz referência a uma manifestação de operárias em Petrogrado (São Petersburgo) em 1917.
  3. O Dia Nacional da Mulher é comemorado em 30 de abril. Nascida nesse dia, em 1880, a mineira Jerônima Mesquita entrou para a história como uma grande defensora dos direitos das mulheres, como o direito de votar. A feminista ajudou a trazer o escotismo para o Brasil em 1919, ao organizar o movimento dos bandeirantes. Foi também a fundadora do Conselho Nacional de Mulheres do Brasil – CNMB -, em 1947. Jerônima morreu no Rio de Janeiro, em 1972.
  4. O primeiro romance da história, Genji Monogatari, foi escrito por uma mulher. Murasaki Shikibu viveu no Japão por volta de 1.000 a.C.
  5. O símbolo utilizado para representar o gênero feminino é uma representação da deusa romana Vênus.
  6. O primeiro país da Era Moderna a garantir o direito de voto às mulheres foi a Nova Zelândia, em 1893. No mesmo ano, Elizabeth Yates se tornou prefeita de Onehunga, colônia britânica na Nova Zelândia. Ela foi a primeira mulher a exercer esse cargo em terras britânicas.
  7. Dois dos maiores QIs já registrados pertencem a mulheres. O maior deles é da colunista e escritora americana Marilyn vos Savant, que entrou para o Livro dos Recordes com seu QI de 228 pontos.
  8. O Dia Internacional da Mulher é feriado nacional na China, Armênia, Rússia, Azerbaijão, Bielorrússia, Bulgária, Casaquistão, Quirguistão, Macedônia, Moldávia, Mongólia, Taijiquistão, Ucrânia, Usbequistão e Vietnã.

 

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *