Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

A origem do Dia da Cruz Vermelha

24 de abril de 2019

O Dia Internacional da Cruz Vermelha é comemorado em 26 de outubro para lembrar a Conferência Internacional de Genebra, em 1863, que deu origem à entidade. A iniciativa foi de Henry Dunant, um negociante suíço preocupado com o abandono dos feridos nos campos de batalha de Solferino, no norte da Itália. Naquela época, não existiam organizações destinadas a atender os soldados ou a população atingidos em conflitos, e quem acabava fazendo esse tipo de serviço eram os próprios sobreviventes. Dunant insistiu que era fundamental que os voluntários para essa atividade se mantivessem neutros e atendessem os feridos de todos os lados envolvidos na batalha. Estas ideias levaram à criação do Comitê Internacional para a Assistência aos Feridos, que mais tarde se transformou no Comitê Internacional da Cruz Vermelha.

No Brasil, a data é comemorada no dia 5 de dezembro, em memória da fundação da Cruz Vermelha Brasileira, em 1908. A instituição segue os preceitos estabelecidos pelas Convenções de Genebra e os Princípios Fundamentais da Cruz Vermelha Internacional. Seu primeiro presidente foi Oswaldo Cruz, médico e patrono da Saúde Pública no Brasil.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This