Começam hoje à noite os desfiles das escolas de samba de São Paulo. Serão 14 escolas no Grupo Especial e oito no Grupo de Acesso, ambos organizados pela Liga Independente das Escolas de Samba. Além dos milhares de artistas e desfilantes, o espetáculo é protagonizado por 36 pessoas que ajudam a decidir o resultado do trabalho de um ano inteiro. São os jurados que passarão três madrugadas reclusos em oito torres concedendo notas de 8,0 a 10,0 (fracionadas em décimos) para cada agremiação. Ao todo, nove quesitos são avaliados por quatro jurados cada um. Eles devem penalizar qualquer erro com o máximo de isenção. Independentemente do quão justa seja a nota, na terça-feira gorda, na hora da apuração, os jurados recebem todo o tipo de xingamento por parte de dirigentes e torcedores.
Mas como é, afinal, o trabalho de um julgador? Quem são as pessoas que recebem tamanha responsabilidade? Hoje, no Manhã Bandeirantes, programa que apresento na Rádio Bandeirantes, eu e Thays Freitas conversamos com o músico Carlos Kbelo, que julgou os desfiles dos Grupos Especial e de Acesso entre 2010 e 2014. Ele começou no quesito samba-enredo, mas já foi também julgador de harmonia: “Não sei quanto é a remuneração hoje, acho que gira em torno de 4 mil ou 5 mil reais. Ganho mais tocando”, diz o músico.
Nos seus anos de trabalho como jurado, você já foi alguma vez jurado… de morte?
Já… e logo no primeiro ano (risos). A gente ficava confinado a partir da quarta-feira anterior ao desfile e só era liberado na segunda de manhã, após os desfiles do Grupo de Acesso. Então, na terça-feira, depois da apuração, eu sempre arrumava um trabalho. E nesse primeiro ano, em 2010, eu não dei 10 para a Gaviões da Fiel (foi o único 9,75 que a escola levou no quesito samba-enredo; por ser a menor nota da escola no quesito, ela foi descartada). Aí me ligaram na hora: “você tá louco? Não deu 10 pra Gaviões? Agora estão aqui dizendo que vão matar o jurado!”. Já virei jurado de morte ali (risos). Não dá para dar 10 para todo mundo, mas tem gente que consegue.
Como é o confinamento dos jurados?
Antigamente você ficava trancado no hotel a partir da noite de quarta-feira e, se precisasse sair para comprar algo na farmácia, por exemplo, tinha que ir com um segurança. Na quinta, você preparava tudo, e, na sexta, já tinha o desfile. Na avenida, você não pode falar com ninguém.
E não dá tédio?
Começou a dar quando eles mudaram e passaram a confinar a gente desde a segunda-feira anterior. Aí, tudo o que fazíamos na quinta, passamos a fazer em quatro dias. Então tinha que tirar foto para a transmissão da Globo na segunda, conversar com os presidentes das escolas na terça (é aí que eles botam a maior pressão)… Na quinta, íamos buscar a caneta… Quinta à tarde, a camiseta… Achava isso uma bobagem. Dava tédio, sim.
No geral, todas as notas são altas. Vocês são proibidos de dar nota baixa?
O julgamento é técnico, e não comparativo. Existe uma nota mínima (de 2012 para cá, quando as notas passaram a ser decimais, instituiu-se o 8,0 como mínimo), mas você parte do 10 e vai tirando ponto a partir dos erros. Por isso as notas ficam próximas do 10.
Você dá as notas logo que o desfile termina ou fecha tudo de uma vez quando a última escola passa?
Cada um tem um método. Eu preferia sempre fechar a nota quando a escola terminava o desfile. Tem quem prefira fazer um rascunho da nota e da justificativa e só passar a limpo depois. Vai de cada um.
É verdade que o jurado só pode avaliar o que passa ali em frente à própria cabine?
Sim. Para se ter uma ideia, enquanto eu fui jurado de samba-enredo, nunca ouvi os CDs oficiais com os sambas-enredos. Sempre dava de presente pra alguém. Nós temos que nos ater ao samba na avenida e o samba muda na hora do desfile. Se quebra um carro na frente de um jurado de alegoria, ele desconta pontos. Mas, se conseguem consertar antes da próxima cabine, o jurado dessa outra cabine precisa julgar o que está vendo naquele momento.
Como é o espaço dessas cabines?
São torres com dois andares. O banheiro fica no térreo. No primeiro andar, geralmente ficam os jurados do módulo musical; no segundo, os dos módulos visual e dança. Trancam a porta e ninguém entra. A cada duas escolas, abrem a porta e nos servem café, frutas, sanduíches.
Por que você não é mais jurado?
Eu fui vetado. Uma escola tinha perdido pontos com os quatro jurados e vetou os quatro. Ser jurado gera muita pressão. Foi uma experiência bem legal. Apesar das discordâncias, que sempre acontecerão quando se julga a arte, eu gostei bastante.
Mas os nomes ainda são divulgados? Idade da pedra.
Jurado 1, jurado 2, e assim por diante.
E deveriam atualizar o esquema de notas. Incrível um ítem receber nota 9,83, depois 7,65. Acha?!
Deveria ser 9,5, 8,5, 8,0, e por aí vai.
Estamos no século 21 pessoal.
Mas os nomes ainda são divulgados? Idade da pedra.
Jurado 1, jurado 2, e assim por diante.
E deveriam atualizar o esquema de notas. Incrível um ítem receber nota 9,83, depois 7,65. Acha?!
Deveria ser 9,5, 8,5, 8,0, e por aí vai.
Estamos no século 21 pessoal.
Antes eu acreditava que ganhava a melhor, mais bem preparada, bonita etc, mas depois que conheci um mestre de nome x descobri a verdade,ganha aquela escola que mais ameaça ou que paga mais para ser o campeão. Viva o Brasil, e sua corja de bandidos! É o que mais temos por aqui devido aos nossos parlamentares.
Antes eu acreditava que ganhava a melhor, mais bem preparada, bonita etc, mas depois que conheci um mestre de nome x descobri a verdade,ganha aquela escola que mais ameaça ou que paga mais para ser o campeão. Viva o Brasil, e sua corja de bandidos! É o que mais temos por aqui devido aos nossos parlamentares.
#CARNAVALDOSDESEMPREGADOS
#CARNAVALDOSDESEMPREGADOS
Deve ser bem complicado ser jurado.
Não gostaria de estar na pele deles, porque se errarem, podem atrair a fúria dos integrantes da escola.
Eles correm o risco de até apanhar no meio da rua. Por que não?
Deve ser bem complicado ser jurado.
Não gostaria de estar na pele deles, porque se errarem, podem atrair a fúria dos integrantes da escola.
Eles correm o risco de até apanhar no meio da rua. Por que não?