Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Ceia da virada

24 de abril de 2019

 


Pernil
A tradição de comer pernil na virada é antiga. Acredita-se que consumir a carne do porco, que é um animal que “fuça” a comida, empurrando-a para frente, traz sorte o ano todo e progresso na vida de quem o come. Independente das crenças, a carne é considerada nobre. É a partir dela que se prepara o presunto. Fresco, pode ser grelhado ou assado e deve ser consumido em até três dias. O pernil de porco é uma carne rica em colesterol. Crua, a carne contém 49 mg/100g. Na forma de tender (pernil pré-cozido ou defumado, recoberto por uma calda, geralmente à base de açúcar mascavo, acrescida de cravos), seu teor sobe para 8,1 mg/100g.

Grãos
A mesa da virada também é rica em pratos com grãos, como feijão e trigo. A sabedoria popular diz que eles devem ser consumidos justamente porque aumentam de tamanho durante seu cozimento. Da mesma forma, a pessoa que o consumir, crescerá na vida no próximo ano.

Lentilha
A lentilha, mais antiga leguminosa cultivada pelo homem, tem origem na Ásia Ocidental (próximo a Síria). Seu nome é uma homenagem à família roma Lentuli. Muitos crêem que suas sementes simbolizam abundância. Essa superstição veio de uma história bíblica. Esaú abriu mão de seus direitos de primogênito ao irmão Jacó por causa de um delicioso prato de lentilhas. Mas, mesmo abdicando desse poder, se tornou um homem muito rico. A forma dos grãos de lentilha também contribui para sua associação com dinheiro, já que lembram pequenas moedas.

Mel com tâmaras e figos secos
O poeta Ovídio, em seus escritos do século I, conta que a iguaria foi inventada pelo imperador romano Júlio César. Ele a oferecia aos amigos, com os desejos de que ?o sabor do tempo? que começava fosse doce. Junto, mandava também uma folha de louro. O costume se manteve na Itália, que ainda hoje come figos em folhas de louro na passagem do ano.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Por que o coelho é um dos símbolos da Páscoa?

Por que o coelho é um dos símbolos da Páscoa?

O ovo é utilizado como símbolo do povo judaico durante a festa que celebra a libertação da escravidão e a fuga do Egito, com a chegada à terra prometida sob a liderança de Moisés. O ovo é comparado ao povo de Israel: ele é um alimento que não perde a forma depois de...

Onde comemorar o Dia Mundial da Nutella

Onde comemorar o Dia Mundial da Nutella

Criado em 2007 pela blogueira americana Sara Rosso - e oficializado pela fabricante Ferrero em 2015 -, o Dia Mundial da Nutella é comemorado em 5 de fevereiro. O creme de avelãs foi inventado em 1964 pelo italiano Michele Ferrero, e chegou aos Estados Unidos apenas em...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This