Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

A origem do Dia do Amigo (20/07)

24 de abril de 2019

A ideia de estabelecer o Dia do Amigo partiu de um sociólogo argentino, Enrique Ernesto Febbraro. Inspirado pela corrida espacial, ele decidiu prestar uma homenagem à humanidade pelos esforços em estabelecer vínculos para além das fronteiras da Terra.

Divulgou durante um ano o lema “meu amigo é meu mestre, meu discípulo e meu companheiro”. Chegou a enviar 1 mil cartas para pessoas de todo o país. Com a chegada do homem à Lua, em 20 de julho de 1969, escolheu a data para promover uma festa dedicada à amizade. A primeira celebração aconteceu em 1970.

A comemoração se tornou oficial em Buenos Aires, Argentina, com o decreto nº 235/79. Aos poucos, ela foi adotada em outras partes do mundo.

No Brasil, a data já foi comemorada informalmente em 18 de abril. Em 2011, a ONU oficializou a celebração em 30 de julho, data sugerida pelo médico paraguaio Ramón Artemio Bracho, fundador da Cruzada Mundial da Amizade. Só que ela não conseguiu desbancar o 20 de julho.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Por que o coelho é um dos símbolos da Páscoa?

Por que o coelho é um dos símbolos da Páscoa?

O ovo é utilizado como símbolo do povo judaico durante a festa que celebra a libertação da escravidão e a fuga do Egito, com a chegada à terra prometida sob a liderança de Moisés. O ovo é comparado ao povo de Israel: ele é um alimento que não perde a forma depois de...

Onde comemorar o Dia Mundial da Nutella

Onde comemorar o Dia Mundial da Nutella

Criado em 2007 pela blogueira americana Sara Rosso - e oficializado pela fabricante Ferrero em 2015 -, o Dia Mundial da Nutella é comemorado em 5 de fevereiro. O creme de avelãs foi inventado em 1964 pelo italiano Michele Ferrero, e chegou aos Estados Unidos apenas em...

1 Comentários

1 Comentário

  1. Rubia

    Muito legal!!!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This