Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

A origem do Dia de Iemanjá

24 de abril de 2019

Iemanjá, orixá do Candomblé considerada a protetora dos pescadores, é homenageada no dia 2 de fevereiro. A festa passou a acontecer depois que um barco de pescadores da praia de Rio Vermelho, em Salvador (Bahia), retornou em segurança depois de passar dias perdido em alto mar. O milagre foi atribuído à “Rainha do Mar”, e os moradores resolveram agradecê-la promovendo a procissão marítima. As embarcações que participam do evento levam as oferendas feitas pelos devotos e um presente principal. Em terra firme, outros jogam no mar flores e perfumes. Não há registros históricos sobre o ano dos acontecimentos.

É a entidade feminina mais respeitada do candomblé. Deusa dos mares e oceanos, recebe muitas oferendas no seu dia, 2 de fevereiro, que são lançadas ao mar. Mãe de todos os orixás, é representada com seios volumosos, que simbolizam a maternidade e a fecundidade. Também pode ser chamada de Janaína, Princesa do Mar, Sereia do Mar, Sereia Oloxum, Rainha do Mar e Dandalunda.

Elementoágua
Personalidadematernal e tranquila
Símbololeque e espada
Dia da semanasábado
Colartransparente,
verde ou azul claro
Roupabranco e azul
Sacrifícioporco,
cabra e galinha
Oferendaspeixes
do mar, arroz, milho, camarão com coco

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Por que o coelho é um dos símbolos da Páscoa?

Por que o coelho é um dos símbolos da Páscoa?

O ovo é utilizado como símbolo do povo judaico durante a festa que celebra a libertação da escravidão e a fuga do Egito, com a chegada à terra prometida sob a liderança de Moisés. O ovo é comparado ao povo de Israel: ele é um alimento que não perde a forma depois de...

Onde comemorar o Dia Mundial da Nutella

Onde comemorar o Dia Mundial da Nutella

Criado em 2007 pela blogueira americana Sara Rosso - e oficializado pela fabricante Ferrero em 2015 -, o Dia Mundial da Nutella é comemorado em 5 de fevereiro. O creme de avelãs foi inventado em 1964 pelo italiano Michele Ferrero, e chegou aos Estados Unidos apenas em...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This