Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

A origem do Dia da Saúde (05/08)

24 de abril de 2019

O Dia Nacional da Saúde, comemorado em 5 de agosto, é dedicado a Oswaldo Cruz, o maior higienista brasileiro. Nascido em 5 de agosto de 1872, em São Luís do Paraitinga (SP), Cruz se dedicou ao estudo da bacteriologia desde o começo da carreira e foi estudar no Instituto Pasteur, em Paris. Ao voltar da Europa, encontrou o porto de Santos atingido por violenta epidemia de peste bubônica e logo se engajou no combate à doença. Cruz também lançou uma nova luz sobre o problema da malária no país, reconhecendo o mosquito como o transmissor da doença. Com o aumento dos surtos de varíola, o sanitarista tentou promover a vacinação em massa, o que acabou levando à famosa Revolta da Vacina, já que a população se recusava a tomar as injeções. O governo controlou o levante, mas acabou com a obrigatoriedade da vacina. No entanto, Oswaldo Cruz acabou por vencer a batalha: em 1907, a febre amarela estava erradicada no Rio de Janeiro. Em 1909, ele deixou a diretoria geral de Saúde Pública e passou a se dedicar ao instituto que passou a levar seu nome. Em 1913, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras. Dois anos depois, por motivos de saúde, abandonou a direção da instituição e se mudou para Petrópolis, onde se elegeu prefeito. Morreu em fevereiro de 1917, aos 44 anos, sofrendo de crises de insuficiência renal.

O Dia Pan-Americano da Saúde é comemorado em 2 de dezembro. Nesse dia, em 1902, foi criada a Organização Pan-Americana de Saúde – OPAS -, nos Estados Unidos. O órgão pertence à Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo orientar os esforços dos países americanos para promover o desenvolvimento dos programas de saúde, o combate a doenças, a melhoria da qualidade de vida e a elevação da expectativa de vida dos povos das Américas.

A Organização Mundial de Saúde – OMS – criou o Dia Mundial da Saúde em 7 de abril de 1948, para alertar sobre os problemas de saúde pública. A data também relembra que todos têm direito à saúde, que os Estados são obrigados a prover atendimento médico à população e a promover um estilo de vida saudável.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Por que o coelho é um dos símbolos da Páscoa?

Por que o coelho é um dos símbolos da Páscoa?

O ovo é utilizado como símbolo do povo judaico durante a festa que celebra a libertação da escravidão e a fuga do Egito, com a chegada à terra prometida sob a liderança de Moisés. O ovo é comparado ao povo de Israel: ele é um alimento que não perde a forma depois de...

Onde comemorar o Dia Mundial da Nutella

Onde comemorar o Dia Mundial da Nutella

Criado em 2007 pela blogueira americana Sara Rosso - e oficializado pela fabricante Ferrero em 2015 -, o Dia Mundial da Nutella é comemorado em 5 de fevereiro. O creme de avelãs foi inventado em 1964 pelo italiano Michele Ferrero, e chegou aos Estados Unidos apenas em...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This