Círio Pascal
É uma vela onde estão inscritas as letras gregas alfa e ômega, simbolizando que Cristo é, ao mesmo tempo, princípio, fim e luz.

Coelho
O coelho era símbolo de fertilidade no antigo Egito. Como esse animal se reproduz rapidamente e gera muitos filhotes, representa a fecundidade e a reprodução constante da vida e, consequentemente, a Igreja, que também pode ter novos discípulos sempre. Uma lenda conta que uma mulher pobre pintou ovos e colocou-os escondidos num ninho para presentear os filhos num domingo de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um coelho passou e elas acreditaram que o animal trouxera o presente. O coelho como símbolo da Páscoa chegou ao Brasil com os imigrantes alemães, entre 1913 e 1920. Na nossa tradição, o coelho esconde os ovos coloridos em ninhos para que as crianças possam procurá-los como presentes de Páscoa.

Colomba pascal
Existem várias lendas que contam a origem da colomba pascal. Uma delas diz que no norte da Itália, na Lombardia, o vilarejo de Pavia seria invadido pelo exército de Albuino, o rei dos Lombargos. Um confeiteiro do local resolveu preparar um presente para o invasor. Criou um bolo diferente, preparado com ricos ingredientes e assado no formato da pomba da paz. Quando recebeu o presente, o invasor ficou encantado com o sabor do bolo e com a sensível ideia, e decidiu poupar o vilarejo do ataque. Esse bolo em formato da pomba da paz simboliza a vinda do Espírito Santo. A Bíblia conta que quando João Batista estava batizando Jesus, o Espírito Santo apareceu na forma de uma pomba.

Cordeiro
É um símbolo pascal na Europa Central e Oriental. Os cristãos costumam dizer que Jesus foi o cordeiro de Deus. Muitas pessoas servem esse animal como parte do banquete de Páscoa. Em muitas casas, um bolo em forma de cordeiro costuma decorar as mesas.

Cruz da Ressurreição
É o símbolo da religião cristã, representando sofrimento e ressurreição, pois Jesus foi crucificado, mas voltou à vida.

Pão e Vinho
Simbolizam o corpo e o sangue de Jesus e são dados aos discípulos para celebrar a vida eterna.

Ovos
Os ovos simbolizam o renascimento, a vida nova. Desde a antiguidade, são símbolos da primavera. O costume de se trocar ovos na Páscoa começou nos primórdios da tradição da data. Mas a substituição dos ovos de verdade pelos de chocolate veio só no século 19, primeiramente na Alemanha.

Pintinho
Os pintinhos também representam uma nova vida. Assim como Jesus Cristo transpôs as barreiras de sua tumba para voltar à vida, os pintinhos quebram a casca dos ovos para nascerem.

Lírios
Essas flores brancas representam a pureza de Jesus. Como elas florescem na primavera, também simbolizam a vida nova.

Ramos de palmeira
Quando Jesus chegou a Jerusalém, ele foi recebido pelos fiéis com ramos de palmeira (a data ficou conhecida como Domingo de Ramos). Por isso, essa planta é um símbolo da Páscoa.