A palavra “nerd” apareceu pela primeira vez no livro infantil “Se eu Dirigisse o Zoológico”, escrito por Theodor Seuss (o “Dr. Seuss”), em 1950. Na obra, “nerd” é um animal imaginário, meio esquisitão. No ano seguinte, a revista “Newsweek” publicou uma reportagem em que afirmava que o termo estava sendo usado como sinônimo para “quadrado”, “fora de moda”, na região de Detroit, nos Estados Unidos.
Uma variação de “nerd” é “geek”, que se refere aos aficionados por tecnologia. A palavra teve origem no início do Século 20, e designava artistas de rua que realizavam números bizarros, como comer insetos (“bugs”, em inglês). Por analogia, os viciados em tecnologia — que “comem bugs” (vírus) — também passaram a ser chamados por “geek”.
O Dia do Orgulho Nerd é comemorado em 25 de maio, em homenagem ao lançamento do primeiro “Guerra nas Estrelas” nos Estados Unidos, em 1977.
A primeira manifestação do “Orgulho Nerd” aconteceu em Madri, Espanha, em 2006, e reuniu 300 pessoas. Juntos, os participantes formaram a imagem de um gigante Pac Man.
Durante o primeiro encontro, foi lançado o “Manifesto Nerd”. Dentre seus artigos estavam “o direito de estar acima do peso” e “o direito de dominar o mundo”.
O Dia do Orgulho Nerd coincide com o Dia da Toalha, que existe em homenagem a Douglas Adams, autor da série “O Guia do Mochileiro das Galáxias”. No livro, a toalha é a peça mais importante, aquela que nunca deve ser esquecida. Ainda comemora-se nesta data o Glorioso 25 de Maio, referente à série de livros “Discworld”.