Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Origem do confucionismo

24 de abril de 2019

O Confucionismo foi criado na China por Confúcio (551-479 a.C.), famoso professor, filósofo e político. Seu verdadeiro nome era Kong-Fu-Tse. Impressionado com a miséria, a exploração e a corrupção que dominava o país na época, ele procurou difundir seus princípios morais e filosóficos. Com a Revolução Comunista, Confúcio foi tachado de reacionário e seu pensamento, execrado na China.

Não há documentos que dêem informações precisas sobre a vida do filósofo chinês Confúcio. A tradição popular diz que ele nasceu em Lu, atual província de Shantung (China), na segunda metade da dinastia Zhou (por volta de 551 a.C). Nessa época, o sistema feudal chinês estava em decadência.

Apesar de fazer parte de uma família pobre, o pensador recebeu uma educação refinada. Isto contribuiu para que se tornasse professor. Suas lições se baseavam em preceitos de antigas filosofias. Elas pregavam a disseminação de cinco conceitos: bondade, honestidade, decoro, sabedoria e lealdade. Segundo ele, somente cultivando estas virtudes os homens resgatariam a moralidade e os bons costumes. Também acreditava que os governantes deveriam servir de modelos e manter uma conduta de vida exemplar. Com isso, fariam sua nação prosperar.

Estas idéias deram origem a uma corrente filosófica batizada de confucionismo. O confucionismo influenciou todo o pensamento e os valores sociais chineses, e serve ainda hoje de base para teorias políticas adotadas em diversos países orientais.

Na verdade, Confúcio só conseguiu colocar seus conceitos em prática aos 50 anos, quando assumiu o posto de Ministro do Crime em Lu (China). Depois do mandato, o filósofo passou a viajar pelo país, propagando seus ensinamentos. Retornou à sua terra natal em 484 a.C., onde ficou até morrer, em 479 a.C. Também não deixou nenhum material escrito. Livros como “Lunyu”, uma das principais fontes de informação sobre a vida e o pensamento de Confúcio, foram compilados posteriormente por seus discípulos.

 

Web Stories

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Russos inventam uma pedra espiã

Russos inventam uma pedra espiã

Cadetes da Academia de Força Aérea russa desenvolveram nos últimos três anos um robô espião disfarçado de pedra. Um vídeo da rocha espiã camuflada, em funcionamento, foi exibido na semana passada. Ela tem o tamanho de um jabuti. A rocha deslizava em um terreno...

Quem é o criador do Museu do Dodge?

Quem é o criador do Museu do Dodge?

O empresário paulista Alexandre Badolato lembra até hoje a data em que comprou seu primeiro Dodge: 6 de janeiro de 1999. Ele tinha 19 anos e arrebatou um Le Baron 1981. Oportunidades de comprar outros foram aparecendo e, quando ele percebeu, já tinha virado um...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This
Qual é a origem do Creme Nivea? Você conhece o axolote, o “monstro aquático”? As pioneiras da ficção Científica A bandeira brasileira com uma estrela vermelha