Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Origem do confucionismo

24 de abril de 2019

O Confucionismo foi criado na China por Confúcio (551-479 a.C.), famoso professor, filósofo e político. Seu verdadeiro nome era Kong-Fu-Tse. Impressionado com a miséria, a exploração e a corrupção que dominava o país na época, ele procurou difundir seus princípios morais e filosóficos. Com a Revolução Comunista, Confúcio foi tachado de reacionário e seu pensamento, execrado na China.

Não há documentos que dêem informações precisas sobre a vida do filósofo chinês Confúcio. A tradição popular diz que ele nasceu em Lu, atual província de Shantung (China), na segunda metade da dinastia Zhou (por volta de 551 a.C). Nessa época, o sistema feudal chinês estava em decadência.

Apesar de fazer parte de uma família pobre, o pensador recebeu uma educação refinada. Isto contribuiu para que se tornasse professor. Suas lições se baseavam em preceitos de antigas filosofias. Elas pregavam a disseminação de cinco conceitos: bondade, honestidade, decoro, sabedoria e lealdade. Segundo ele, somente cultivando estas virtudes os homens resgatariam a moralidade e os bons costumes. Também acreditava que os governantes deveriam servir de modelos e manter uma conduta de vida exemplar. Com isso, fariam sua nação prosperar.

Estas idéias deram origem a uma corrente filosófica batizada de confucionismo. O confucionismo influenciou todo o pensamento e os valores sociais chineses, e serve ainda hoje de base para teorias políticas adotadas em diversos países orientais.

Na verdade, Confúcio só conseguiu colocar seus conceitos em prática aos 50 anos, quando assumiu o posto de Ministro do Crime em Lu (China). Depois do mandato, o filósofo passou a viajar pelo país, propagando seus ensinamentos. Retornou à sua terra natal em 484 a.C., onde ficou até morrer, em 479 a.C. Também não deixou nenhum material escrito. Livros como “Lunyu”, uma das principais fontes de informação sobre a vida e o pensamento de Confúcio, foram compilados posteriormente por seus discípulos.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Os 20 anos da Wikipédia, a “enciclopédia rápida”

Os 20 anos da Wikipédia, a “enciclopédia rápida”

Antes da Wikipédia, houve uma outra enciclopédia on-line chamada Nupedia, que também tinha a ideia de ser uma enciclopédia livre. Ela foi criada em março de 2000 pelos americanos Jimmy Wales e Larry Sanger – que depois ficariam famosos pela própria Wikipédia!  "Ué, se...

10 curiosidades sobre o emoji

10 curiosidades sobre o emoji

Emoji é uma palavra criada no Japão pela junção de "e" (imagem) e "moji" (letra). Em 1999, o japonês Shigetaka Kurita inventou um alfabeto de caracteres especiais para se transmitir ideias e sentimentos. O Consórcio Unicode, formado pelas principais bigtechs do mundo,...

Sabia que existe trava anti-furto de Nutella?

Sabia que existe trava anti-furto de Nutella?

A versão de assalto à geladeira foi atualizada. O alvo agora são os potes de Nutella. Uma trava anti-furto de Nutella tem feito sucesso em lojas virtuais. Está na faixa dos 80 reais e não inclui o cadeado e o pote do creme de avelã. O aparelho é um modelo mais moderno...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This