Todos os tipos de medidas e como calculá-las

10 de agosto de 2020

Grão
Equivale a 6,48 miligramas. Antigamente, grãos de cereais eram usados para balancear o peso do ouro.

Pennyweigth
Outra medida para metais e pedras preciosas. Corresponde a 1,55 grama.

Quilate
Quando é usado para pedras preciosas, como o diamante, um quilate representa um peso igual a duzentos miligramas. Aplicado ao ouro, entretanto, o quilate é uma medida de pureza do metal, e não de peso. Um quilate de ouro é o total de seu peso dividido por 24. A pureza do ouro é expressa pelo número de partes de ouro que compõem a barra, pepita ou joia. O ouro de um objeto com 16 partes de ouro e oito de outro metal é de 16 quilates. O ouro puro tem 24 quilates.

Milhas
A origem da milha terrestre, sistema de medida usado nos Estados Unidos e na Inglaterra, é bastante curiosa. O exército romano tinha uma unidade de comprimento chamada de mille passus — mil passadas dadas por um centurião, comandante de uma das tropas. Os passos eram duplos, mais largos que os normais. Uma milha corresponde a 1.609,344 metros.

Cavalo de força
Um cavalo consegue levantar 1.200 quilos a trinta centímetros do solo em um segundo. Isso é um cavalo de força (ou HP, Horse-Power). Um motor, por exemplo, de dez cavalos de força deve conseguir fazer dez vezes isso.

Megaton
É a medida usada para avaliar o poder de destruição de uma bomba de hidrogênio. Um megaton tem a mesma força de 1 milhão de toneladas de dinamite.

Dentro da água

  • Uma milha náutica (ou marítima) é igual a 1,852 quilômetro (1,1515 milha).
  • A Terra possui um formato arredondado e qualquer linha que a contorne terá 360 graus. A linha do equador mede aproximadamente 40 mil quilômetros. Dividiu-se esse perímetro por 360 graus e depois por sessenta (um grau corresponde a sessenta metros). O valor encontrado é uma milha náutica — ou 1.853,25 metros. Por convenção internacional, esse número foi arredondado para 1.852 metros.
  • Uma braça equivale a seis pés (1,82 metro), o comprimento de corda que um homem consegue estender com os dois braços abertos. A corda é jogada, então, ao mar para se calcular a profundidade.
  • Um nó é a medida da velocidade da água. Um nó significa uma milha náutica por hora.

Leia também: Entenda as peculiares unidades de medida inglesas

Artigos Relacionados

Curiosidades sobre literatura de cordel

Curiosidades sobre literatura de cordel

O nome vem dos varais improvisados com cordinhas para pendurar os folhetos com versos que relatam acontecimentos dramáticos do cotidiano, da história política, ou reproduzem lendas e histórias. Os folhetos ou livrinhos de cordel são impressos em papel barato e...

Curiosidades sobre a fauna brasileira

Curiosidades sobre a fauna brasileira

Em 1560, Anchieta escreveu uma longa carta com suas observações a respeito da fauna e da flora do Brasil. Leia alguns trechos: "As onças são ’boas para se comerem’, a carne de macaco faz bem aos doentes e a dos papagaios, embora também recomendada, em alguns casos...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *