Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

A origem do cifrão

24 de abril de 2019

 

A origem do cifrão ($) tem várias explicações folclóricas. Uma diz que Thomas Jefferson inventou o símbolo, talvez como um tipo de monograma para TS. Jefferson foi o primeiro a usar o símbolo para designar o dólar americano, mas a história é fantasiosa.

Outra diz que originalmente, o “U” foi sobreposto num “S”, de US (da abreviatura USA – United States of America, Estados Unidos da América em inglês). Eventualmente, a base do “U” ficava mal impressa por causa da baixa qualidade de impressão da época, deixando um “S” com duas linhas atravessadas.

Outros, ainda, dizem que essa é uma variação da figura oito que aparecia no peso espanhol. A família real espanhola usava em seu brasão duas colunas (representando as Colunas de Hercules em Gibraltar e no Marrocos) atravessadas por uma flâmula aberta. Esse símbolo aparecia no peso e assemelhava-se muito ao atual cifrão. Foi adotado como um símbolo para o peso nas colônias dos Estados Unidos e depois, transferido para o dólar. Essa última versão é a mais provável de ser a verdadeira, mas não existe certeza à respeito do assunto.

Os Estados Unidos foram a primeira nação a adotar uma moeda oficial chamada “dólar”. Em 1797, o Bank of England (Banco da Inglaterra) começou a cunhar as moedas do “dollar” como uma casa da moeda. Outros países que tinham adotado dollar como nome para suas moedas tinham feito isso inspirados também nos Estados Unidos ou na então recente prática inglesa.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This