Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre o Rio São Francisco

24 de abril de 2019

1. Em 4 outubro de 1501, o explorador italiano Américo Vespúcio recebeu autorização para fazer um levantamento do interior de nosso país. Ao deparar com um belo rio cristalino, decidiu batizá-lo com o nome de São Francisco, o santo daquele dia.

2. O rio tem 2700 km de extensão. É quase a distância entre São Paulo e João Pessoa, na Paraíba.

3. O Rio São Francisco é o maior rio inteiramente brasileiro (que nasce e morre dentro do país). Por isso, ganhou o apelido de Rio da Integração Nacional.

4. No cânion do São Francisco, entre as cidades de Paulo Afonso (BA) e Piranhas (AL), fica a maior concentração de usinas hidrelétricas do Brasil – 9 ao todo, num trecho de apenas 70 quilômetros.

5. O São Francisco corta 504 municípios em cinco Estados: Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

6. O rio recebe água de 168 afluentes (90 na margem direita e 78 na esquerda). Entre eles, estão os rios Paraopeba, Abaeté, Jequitaí, Paracatu e Urucuia.

7. A nascente do “Velho Chico” fica em Minas Gerais, na Serra do Canastra, a 1200 metros de altitude.

8. Os habitantes das margens do rio acreditam que, nas profundezas do São Francisco, mora o “Caboclo d’água”, ou “Nego d’água”, que tem pelos no corpo todo, menos na cabeça. Os pescadores que não o agradam com fumo e cachaça não conseguem pescar nada, já que o caboclo afasta os peixes.

9. Outro habitante do rio é o “Mão Pelada”. Ele tem a mão em carne viva e sai do rio durante a noite para beber o sangue das pessoas. Diz a lenda que o sangue da criatura cura a lepra e o reumatismo.

10. Mais uma lenda fala sobre o sono do rio. À meia noite, o rio se acalma. Se seu sono não for respeitado, enfurece e pode virar barcos e canoas, além de alagar povoados. Durante as madrugadas, as almas dos afogados vão para as estrelas, a Mãe d’água enxuga os cabelos sentada nas pedras, os peixes descansam no fundo do rio e as cobras perdem seu veneno.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This