Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre o Rio Amazonas

24 de abril de 2019

1. O rio Amazonas foi descoberto em 1500, por Vicente Yañez Pinzón, que lhe deu o nome de Mar Dulce. Em 1532, Francisco Orellana, homem que fez a primeira descida no rio, trocou o nome para Amazonas.

2. O rio nasce na Cordilheira dos Andes, junto ao vulcão Misti, sul do Peru, a 4.000 metros acima do nível do mar. Essa nascente só foi descoberta em 1971, e é conhecida como Laguna McIntyre.

3. Até pouco tempo, pensava-se que o Nilo fosse o maior rio do mundo em extensão. No entanto, graças a técnicas de monitoração por satélite, agora sabe-se que o Amazonas é maior, com 7.025 quilômetros.

4. Na planície brasileira, sua largura é de 6 a 8 quilômetros, enquanto a profundidade varia de 20 a 200 metros. Próximo à foz, no Atlântico, a profundidade chega a até 500 metros.

5. O rio Amazonas é o maior do mundo em volume de água. Em menos de meio minuto de vazão, poderia saciar a sede de todos os habitantes do mundo.

6. Ele despeja no Atlântico 175 milhões de litros de água por segundo. Esse número corresponde a 20% da vazão conjunta de todos os rios da Terra. Em um dia, o Rio Amazonas despeja no Atlântico mais água do que toda a vazão de um ano do rio Tâmisa, na Inglaterra.

7. A foz do Rio Amazonas tem 330 quilômetros de largura.

8. O rio entra no Brasil pela cidade de Tabatinga (Amazonas).

9. A 8 quilômetros de Manaus, o rio Solimões se encontra com o rio Negro, afluente do Rio Amazonas, produzindo o fenômeno do Encontro das Águas. As duas grandes massas de água não se misturam porque têm temperaturas diferentes. Apesar do nome, as águas do Rio Negro são cristalinas. A impressão de escuridão surge do contraste provocado pelo encontro com as águas barrentas do rio Solimões.

10. O Rio Amazonas tem 1.100 afluentes. Os principais são:
Iça, Japurá, Negro, Nhamundá, Trombetas, Jari, Paru, Javari, Juruá, Purus, Madeira, Tapajós, Xingu, Tocantins, Tafé, Coari, Jutaí, Junduatuba, Urubu e Uatumé.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This