Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Leonardo Boff (1938)

24 de abril de 2019

 

O frei catarinense Genézio Darci Boff, que ficou conhecido como Leonardo Boff, foi um dos formuladores da Teologia da Libertação. Estudioso de religiões, escreveu mais de 60 livros sobre teologia, evangelização e filosofia, sempre com a marca da erudição e da preocupação social. Em 1984, suas reflexões sobre a Igreja Católica, publicadas no livro Igreja, carisma e poder, desagradaram o Vaticano. Por causa disso, o Papa João Paulo II o condenou a permanecer em silêncio por 11 meses. Em 1992, insatisfeito com a decisão de um novo período de silêncio, Boff renunciou ao sacerdócio.

O que é a Teologia da Libertação?

Na década de 1960, um grupo da Igreja católica da América Latina iniciou esse movimento para associar o cristianismo às questões político-sociais. Os sacerdotes, portanto, deveriam lutar ao lado dos fiéis por justiça social como um compromisso cristão. A cúpula da Igreja católica não aprovou a idéia e entrou em choque contra os membros da Teologia da Libertação.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This