Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Por que andaimes têm o mesmo nome de famoso avião?

12 de setembro de 2012

Você sabe por que os andaimes suspensos são chamados de Jahu? Esta foi mais uma questão que surgiu no Você é Curioso?. Quem enviou as informações foi o ouvinte Plínio Sgarbi. O mais curioso da história é que o nome dos andaimes tem relação direta com a história da aviação brasileira.
Na década de 1920, com o fim da Primeira Guerra Mundial, houve consideráveis avanços nas técnicas de aviação. Não faltavam competições de máquinas voadoras feitas pelo homem, que tinham como palco os oceanos Atlântico e Pacífico. No dia 28 de abril de 1927, o brasileiro João Ribeiro de Barros tornou-se o primeiro homem da história a cruzar o Oceano Atlântico em um voo sem escalas. O feito foi realizado com um hidroavião comprado na Itália, batizado por João Ribeiro de “Jahu”, em homenagem a sua cidade natal. Era assim a grafia do nome da cidade do interior paulista. A travessia ganhou fama internacional, e o nome Jahu tornou-se conhecido além das fronteiras de São Paulo.

 

 

A Travessia Impossível: A História de João Ribeiro e do Jahú

João Ribeiro de Barros

 

Jaú celebra 90 anos da travessia do hidroavião de João Ribeiro de ...

Hidroavião Jaú

E foi exatamente nessa época – auge da fama do hidroavião Jahu – que a fábrica norte-americana de andaimes Patent Scafolding se instalou no Brasil. Apesar de situada no Rio de Janeiro, a mais de 700 km de distância de Jaú, era desse nome que Achibald Hastie Dick, o gestor da nova unidade, mais ouvia falar. Ele não pensou duas vezes: para seu produto cair na boca do povo, apelidou o andaime de Jahu. Não demorou muito para que o próprio Dick comprasse a filial brasileira, que foi registrada como Andaimes Jahu.

Ainda hoje, a empresa Andaimes Jahu, pertencente ao Grupo Mills, tem sua sede no mesmo endereço carioca, no bairro de São Cristóvão. Na recepção, poucos entendem o motivo da exibição de um pôster de João Ribeiro de Barros ao lado de seu hidroavião Jahu, com a cidade do interior paulista ao fundo.
Para saber mais sobre a saga de João Ribeiro de Barros, conheça o livro “Jahú – Sonho com Asas”.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Quem é o criador do Museu do Dodge?

Quem é o criador do Museu do Dodge?

O empresário paulista Alexandre Badolato lembra até hoje a data em que comprou seu primeiro Dodge: 6 de janeiro de 1999. Ele tinha 19 anos e arrebatou um Le Baron 1981. Oportunidades de comprar outros foram aparecendo e, quando ele percebeu, já tinha virado um...

10 curiosidades sobre o Instagram

10 curiosidades sobre o Instagram

O Instagram foi criado pelos desenvolvedores de softwares Kevin Systrom e Mike Krieger e lançado nos Estados Unidos em 6 de Outubro de 2010. A primeira versão era exclusiva para iPhones. O Instagram nasceu como uma rede social para compartilhamento de fotos e vídeos,...

2 Comentários

2 Comentários

  1. Isabel

    Realmente curioso e pelo visto para tudo têm uma explicação…rsrs

    Responder
  2. Isabel

    Realmente curioso e pelo visto para tudo têm uma explicação…rsrs

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This