Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Sapato

24 de abril de 2019

  1. O primeiro calçado surgiu quando o homem primitivo, para se proteger do frio e das irregularidades do solo em que caminhava, amarrou uma pele de animal aos pés. Depois que ele inventou a agulha, essa pele passou a ser costurada, e a técnica foi se aperfeiçoando.
     
  2. O povo egípcio já tinha uma grande variedade de sandálias, assim como o grego e o romano. E foi a sandália de fabricação exclusivamente manual que evoluiu para o sapato como nós o conhecemos.
     
  3. Em 1790, foi montada a primeira máquina experimental de costurar sapatos. Vinte anos depois passou-se a usar pregos de metal para fixar as solas. Até que no ano de 1839 os sapatos passaram a ser feitos com fôrmas de madeira.
     
  4. Em 1305, para uniformizar as medidas de certos negócios, o rei Eduardo I, da Inglaterra, decretou que fosse considerada como uma polegada a medida de três grãos secos de cevada, colocados lado a lado.
  5. Os sapateiros ingleses gostaram da idéia e passaram a fabricar, pela primeira vez na Europa, sapatos em tamanho-padrão, baseados no grão da cevada. Desse modo, um calçado infantil medindo treze grãos de cevada passou a ser conhecido como tamanho treze, e assim por diante.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This