Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Tem criança no microfone!

11 de julho de 2011

Meia hora da programação da rádio USP (93,7 FM) é dedicada a crianças… e pessoas curiosas, como eu e você. É o programa Assobio49. Pedro Paulo Salles, professor da Escola de Comunicações e Artes da USP, fala sobre música para crianças. A outra apresentadora é Julia Stange, de apenas 11 anos. Já no primeiro programa, eles contaram tudo sobre assobios: dicas para quem quer aprender a assobiar, um coral de assobios e entrevista com um imitador de pássaros.

Julia Stange não é a única apresentadora-mirim de rádio. Na Rádio Jacaré FM, projeto da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Antônio Munhoz Bonilha, crianças de 4 a 6 anos fazem reuniões de pauta, entrevistam fontes e ajudam na edição dos programas – tudo na visão de quem ainda está começando a infância.

Por que jacaré? Os pequenos que fazem o programa juravam que existia esse tipo de bicho no jardim do estabelecimento. Não acharam nenhum, mas o bicho virou o nome da rádio. O primeiro programa, de 15 minutos, teve música, entrevista com o prefeito Gilberto Kassab e até horóscopo. Quase todo o conteúdo é passado pela voz das crianças.

Assim como a EMEI Antônio Munhoz Bonilha, outras escolas municipais paulistanas têm criado suas próprias rádios graças ao programa Nas Ondas do Rádio, da Secretaria Municipal de Educação. A iniciativa, que foi criada qem 2001, tem como objetivo usar a comunicação como forma de educar, prática traduzida pelo termo “educomunicação”.
De acordo com Carlos Lima, coordenador do projeto, já são cerca de 300 escolas participantes na rede municipal. Tanto crianças pequenas como alunos de Ensino Fundamental podem criar seus próprios programas, que são gravados pelo computador mesmo e distribuídos em formato podcast ou tocados no pátio escolar. “É uma forma barata e simples de potencializar a inclusão digital, já que os jovens usam o computador para produzir e compartilhar conteúdo educativo”, diz Lima.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

São Paulo Futebol Clube

São Paulo Futebol Clube

  Fundação: 16 de dezembro de 1935 Mascote: São Paulo Endereço: Praça Roberto Gomes Pedrosa, 1 CEP 05653-070 - São Paulo - SP Estádio: Cícero Pompeu de Toledo, inaugurado em 25 de janeiro de 1960, São Paulo 1 x Sporting (Portugal) 0 Hino Autor: Porfírio da Paz...

Números

Números

  1.366 jogos 1.282 gols. Perde apenas para Friedenreich, que teve seus 1.329 gols reconhecidos pela FIFA. 1.091 gols por um único clube, o Santos. 58 gols em uma única competição, o Campeonato Paulista de 1958. Em segundo lugar, aparece ele mesmo, com 49 gols em...

20 curiosidades sobre o São Paulo

20 curiosidades sobre o São Paulo

1. O São Paulo teve praticamente três datas de fundação: 26 de janeiro de 1930, quando surgiu o São Paulo da Floresta, reunindo ex-jogadores, dirigentes e torcedores do Clube Atlético Paulistano e da...

4 Comentários

4 Comentários

  1. luciana de araujo paes

    Gostaria muito de poder trabalhar nesta escola ,sou professora de educação infantil e ensino fundamental.

    Responder
  2. luciana de araujo paes

    Gostaria muito de poder trabalhar nesta escola ,sou professora de educação infantil e ensino fundamental.

    Responder
  3. Carol

    Nossa, que projeto bonito. Parabéns.

    Responder
  4. Carol

    Nossa, que projeto bonito. Parabéns.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This