Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

São Paulo Futebol Clube

24 de abril de 2019

 

Fundação: 16 de dezembro de 1935
Mascote: São Paulo
Endereço: Praça Roberto Gomes Pedrosa, 1
CEP 05653-070 – São Paulo – SP
Estádio: Cícero Pompeu de Toledo, inaugurado em 25 de janeiro de 1960, São Paulo 1 x Sporting (Portugal) 0

Hino
Autor: Porfírio da Paz

Salve o tricolor paulista
Amado clube brasileiro
Tu és forte, tu és grande
Dentre os grandes és o primeiro
Oh, tricolor
Clube bem amado
As tuas glórias
Vêm do passado
São teus guias brasileiros
Que te amam ternamente
De São Paulo tens o nome
Que ostentas dignamente
Oh, tricolor (repete)
Trazes glórias luminosas
Do Paulistano imortal
Da Floresta também trazes
Um brilho tradicional
Oh, tricolor (repete)
São Paulo, clube querido
Tu tens o nosso amor
O teu nome e tuas glórias
Têm honra e resplendor
Oh, tricolor (repete)

  • O São Paulo teve praticamente três datas de fundação: 26 de janeiro de 1930, quando surgiu o São Paulo da Floresta, reunindo ex-jogadores, dirigentes e torcedores do Clube Atlético Paulistano e da Associação Atlética das Palmeiras (que não tem nada a ver com o Palmeiras de hoje); 4 de junho de 1935, quando depois da fusão do São Paulo da Floresta com o Clube de Regatas Tietê, foi extinto o futebol no novo clube e sócios, jogadores, torcedores e dirigentes, inconformados com a decisão, criaram o Clube Atlético São Paulo; e, finalmente, 16 de dezembro de 1935, quando vinte dedicados são-paulinos resolveram enfrentar as dificuldades financeiras que o Clube Atlético São Paulo atravessava e formaram sua primeira diretoria, mudando o nome para São Paulo Futebol Clube.
  • O primeiro jogo oficial do São Paulo Futebol Clube aconteceu em 25 de janeiro de 1936, contra a Portuguesa Santista, no Parque Antártica. Vitória por 3 x 2. Horas antes do jogo, correu a notícia de que a partida estava proibida pela Secretaria da Educação. Era dia de desfile militar e não podia haver jogo de futebol em São Paulo.
  • O tenente e farmacêutico Porfírio da Paz, um dos fundadores e diretor de esportes do novo clube, tomou um táxi e foi direto à Avenida Paulista, local do desfile. Revoltado, subiu ao palanque e exigiu do secretário Cantídio Sampaio a liberação do jogo. O secretário atendeu à exigência de Porfírio e a ordem foi passada num receituário médico.
  • Da fundação até hoje, o São Paulo sempre teve as mesmas cores, a mesma bandeira, o mesmo uniforme e o mesmo distintivo, desenhado na própria reunião de fundação do clube por Walter Oliver.
  • A linha média mais famosa do futebol brasileiro – Rui, Bauer e Noronha – foi responsável direta pela conquista de dois bicampeonatos do São Paulo (1945/46 e 1948/49).

    Livro apresenta historias, títulos e curiosidades sobre o São Paulo

 

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Carnaval em São Paulo

Carnaval em São Paulo

1. O primeiro registro do carnaval em São Paulo é de 13 de fevereiro de 1604, de acordo com uma ata da Câmara. Trata-se não do carnaval como nós conhecemos hoje, mas do “entrudo”, uma prática introduzida no...

20 curiosidades sobre o São Paulo

20 curiosidades sobre o São Paulo

1. O São Paulo teve praticamente três datas de fundação: 26 de janeiro de 1930, quando surgiu o São Paulo da Floresta, reunindo ex-jogadores, dirigentes e torcedores do Clube Atlético Paulistano e da...

Números

Números

  1.366 jogos 1.282 gols. Perde apenas para Friedenreich, que teve seus 1.329 gols reconhecidos pela FIFA. 1.091 gols por um único clube, o Santos. 58 gols em uma única competição, o Campeonato Paulista de 1958. Em segundo lugar, aparece ele mesmo, com 49 gols em...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This