Um dos últimos casarões coloniais a resistirem na Avenida Paulista está bem diferente. A construção que data da década de 1890 ficou conhecida nos últimos anos por abrigar a decoração de natal do banco Itaú (antes já tinha sido agência do Bank Boston). Quem passa pelo número 1.811 da mais famosa avenida de São Paulo vê o casarão com uma pintura que em nada lembra o estilo suíço no qual foi erguido: um grafite do artista Arlin Christian tomou conta de toda a fachada do local.
Arlin é brasileiro e começou a trabalhar com grafite em 1999. Hoje, divide seus trabalhos entre as ruas de São Paulo e as de Detroit, nos Estados Unidos. O tradicional casarão está desocupado desde agosto do ano passado, quando o Itaú fechou a agência que funcionava por ali. Desde então, placas anunciando a venda ou o aluguel da construção passaram a ser vistas e nunca mais houve movimentação no local. Comenta-se no mercado que o valor do aluguel estaria na faixa de 400 mil reais. Agora, as cores de Arlin voltam a despertar a atenção de quem passa pelo local e causa curiosidade.
Os seguranças que cuidam do casarão não souberam informar quem encomendou o grafite para Arlin, nem muito menos o motivo da pintura. Procurado pela reportagem, Arlin faz mistério: “Este projeto ainda é um segredo. Por enquanto estou fazendo apenas o projeto artístico da casa”, despista.
Atualizado em 4 de março: Em sua conta do Instagram, Arlin contou que a pintura é uma instalação para a marca Nike. O nome da campanha é “Pira no Meu Air”.
Ficou ridículo.
Se for alfum tipo de protesto é ridiculo. Se for una ação de marketing esta dando certo tanto positivo cono negativos
Estragou o imóvel com essa pintura ridícula, mas no Brasil de hoje, qualquer coisa é cultura.
Horroroso!!!!! Péssimo gosto seja lá o que for.
Ficou Maravilhosoooooo… lindo as cores fortes noa meio dos predios cinzas… Fabuloso
Foi um ataque à elegância do casarão. Uma grande pena! Ficou horrível!
Achei muito feio. Era bonita e elegante a costrução. Gosto não se discute.
Não ficou ridículo, a arte impressiona pela ousadia de usar tantas cores, basta olhar ao vivo e ver como as cores conversam com a cidade e com local que está inserido, ver por foto não dá o impacto que ela realmente proporciona. Passo todos os dias por ela, e vou dizer, é bem melhor ela com vida do que parecer uma prisão com as grades que estavam ali.
Não gostei. Isso está um lixo
Se pretendia chamar a atenção pela arte…… arte nenhuma, aberração isso sim,. O cara deve estar devendo pro sujeito da tinta. VAgabundo
Porque não mantiveram a faixada original? Ficou feio, ridicularizaram uma parte da história da Avenida Paulista,poxa, arquitetura de vários e vários anos atrás….
Sou um pouco tradicional, ficou bacana mais prefiro a cor tradicional branca.
Achei bem legal aquele branco de antes estava empobrecendo a paisagem.
Marcelo, gostaria de fazer uma correção, o projeto da primeira casa, que era propriedade do Dr.Álvaro da Rocha Azevedo, é de 1905 e sua construção deve ter demorado 2 a 3 anos. Ele viveu lá até 1942. Depois de vendida, pela família Hannud, a mansão deve ter passado por uma grande reforma, que a deixou como a conhecemos hoje. Mais detalhes na Série Avenida Paulista: https://spcity.com.br/serie-avenida-paulista-mansao-das-familias-rocha-azevedo-hannud-e-o-natal/
MARAVILHOOOOOSO O CASARÃO !!!
Achei bem bonito.
Ficou incrível a intervenção, mas esse casarão não é histórico, ele foi contruido pelo Citibank pra sediar uma das agências se não me engano nos anos 90. Se informem melhor. Bjs de luz
Ficou incrível a intervenção, mas esse casarão não é histórico, ele foi contruido pelo Citibank pra sediar uma das agências se não me engano nos anos 90. Se informem melhor. Bjs de luz
Lindo! Ficou muito lindo!
Horrível! Lamentável!
Um imóvel de 110 anos ! Tombado . Violentado por uma pintura grotesca que descaracteriza seu estilo ! A única coisa de bom é que pode ser restaurada. Interessante é que intervenção desse tipo deveria ser autorizada pelo proprietário e pelo condephaat
Este é o mundo democrático de hoje: cada vez mais gente querendo inventar moda para aparecer, e cada vez menos gente com alguma idéia que preste.
A reportagem citada por Luciana está com dados equivocados. A casa original foi derrubada para erguer a atual, em estilo eclético (típica dos imigrantes da época), e sua construção é do final dos anos 40.
interessante! As cores da Bandeira com o vermelho? Parece mensagem de tolerância no grande palco de protestos. Mas é o PMDB que está no poder! Podia pintar de preto… Quem sabe o povo sai pra rua sem ser chamado por MBL ou Vem pra Rua subsidiados por algum partido (?)
Ai povo..larga de serem chatos e quadrados! Depois só repintar por cima daaaaammmm quanta chatice kkkkkk tá pintado assim por causa da Nike que me parece ser o novo locatário do local. E se for mesmo, eles podem pintar do jeito que quiserem..depois só pintar por cima! Aff
Horroroso,era bonita a casa toda branca.
Casarão COLONIAL? TÁ DOIDA? A CASA É DO PERÍODO REPUBLICANO, século XX. Não se diz colonial para esse período. Nem a arquitetura é colonial. É neoclássico!!!
Lindo. Absolutamente lindo. Uma declaração de que há vida nesta cidade frequentemente cafona com edifícios “neoclassicos” (e põe aspas aí) sem nenhum sentido e que deixariam qualquer romano envergonhado. Ni !
Ele consegui o que queria, chamar a atenção! Não importa se gostam ou não, o objetivo aqui é ganhar destaque. Quem for alugar, por 400 mil por mês, não importa como está pintado, pois pra quem aluga,se quiser, uma pintura nova se paga com troco. Gente chata e conservadora que fica reclamando, vão cuidar da suas casas, de repente uma pintura nova.hahahahahahahaha
se fosse na europa a galera ia ta falando que ta lindo.
Eu amei a ousadia. Cores sem a rigidez das formas dá simetria. O costume ocular às paredes de uma mesma é único cor criaram a regra é a convenção. Mudar é bacana e é humano. É arte sim, por isso é que choca.
Retificando ereos de digitação, por causa do teclado
E amei a ousadia. Cores sem a rigidez das formas e simetria usual produz um efeito encantador. O costume ocular às paredes de uma nemsa e única cor criaram a regra e a convenção. Mudar é bacana e é humano. É arte sim por isso é que choca.
deixa fazerem a promo…é só uma casa pintada.. quantos anos ja ficou branca… pq não pode pintar?..deixa pintar… depois eles vão pintar de novo de branco, dai pronto vocês podem parar de reclamar…
Sensacional, eu adorei, o imóvel ganhou status, Grande sacada, na Cidade Cinza!
“Cada um na sua e todos na Difusora.”
Milena, os dados da reportagem estão corretos, pois afirma não saber o que aconteceu entre a venda da família Rocha Azevedo e Hannud. Sabemos que o Sr. Rocha Azevedo morou lá até 1942. Inclusive buscamos mais informações para complementar a história. Você poderia fornecer mais dados? Saberia dizer quem construiu? Teria alguma fonte de informação. Muito obrigada.
Cada um que pinte sua casa como quiser. Não gostou, não compre…
Muito bom. Deveria ser dado o devido valor pela arte de rua. Mas no nosso país isso É muito raro
A casa original foi demolida por volta de 1945 para dar lugar a atual. Basta ver os desenhos e comparar com a foto da casa. Já vi inúmeras reportagens dizendo que a casa é do início do século, o que não é verdade. Inclusive a revista Veja cometeu o mesmo erro, recentemente.
A casa foi construída em 1947 pela família Hannud.
Eu adoro cor. Alegra. Nao achei feio nao, alias o antigo e o novo devem estar aasim, proximos. Eu gostei.
Não tem arte, não é ousadia, é pixação com “esquadro”! Tem o mesmo significado de colocar letra de Funk em uma obra de Beethoven !! Artista que é artista inventa, não fica estragando a obra dos outros… Lixo!
Estava passando pela Paulista enquanto pintavam a casa, achei ótimo. A cidade é um organismo vivo e sua paisagem está sujeita à intervenções e modificações, sim.
Essa idéia de que tudo precisa permanecer estático com o intuito de preservar o estilo e bom gosto da cidade é furada.
O que precisa ser preservado de fato é o respeito e a boa educação em nossas relações, o resto é tinta..
Desgraça…. Tragédia…. Desrespeito…… Simplesmente feio
Derrube essa bosta e construa um edifício cinza, bem ao estilo paulistano de merda.
Calma Gente, é só uma ação da Nike para o AirMax Day!
Vários entendedores de arte nos comentários #sqn
Achei fantástico o trabalho. Vou lá hoje ainda tirar uma foto…
Amanhece colorido”. A duas semanas eu passo na frente dele, e vejo os caras pintando.
Trabalho de semanas, várias pessoas e o jornalista fazendo essecarrodeio todo fantasiando a história
A pintura è provisória, vai rolar uma evento da Nike aí este mês!
Quanto mal gosto… 🙁
Hoje em dia estão demolindo esses casarões para construir prédios.
Achei ótima a instalação artística para lembrar que ali também tem uma história e que a cidade também precisa manter o velho junto ao novo.
Aos que reclamam…
Paciência.
meperdoe , mas “estilo suiço”…onde??? não…não! é mais no estilo neo-clasiico! que a mansão foi construida! em todo caso e esta pequena correção feita: esperemos que caso seja demolida esta construçnao jà “historica”, que o façam, com elegancia e bom gosto sò pra lembrar o que neste espaço ainda existe!se houvessem arquitetos inteligentes e criativos o bastante, para construirem algo esplendido e surpreendente, tipo uma torre de mais de 50…andares! e que reutilizasse por exemplo o casarão como um “portico” monumental, grandioso para o edificio que ficaria justo atras! num estilo que se enquadasse no da mansão, mas sendo contemporaneo! seria muito legal!
Pintura certa na casa errada.
Deve haver uma explicação para uma pintura tão extravagante!…Mas,sinceramente, não gostei!Muitas cores juntas assim, fica cansativo; desagradável ao olhar!…
Pastelão por pastelão que tenha ovos. Porque senão não será pastelão.
Antigamente os bolos de noivos também eram neo neo qualquer coisa. E agora? Bem! Eu prefiro mal passado…
Gostei. Porém por ser historiadora, acredito/ acho, que tudo que seja objeto, monumento ou patrimônio histórico, deva preservar sua originalidade. Gostei da pintura, porém não nesse casarão; que como a própria manchete diz, é histórico.
Casa estilo suíço?! Kkkkk Bem se vê que quem escreve não tem o menor cuidado em checar informações….
Pintura perfeita se fosse num parque de diversões….
Amei!!!! Surpreendente!!! Lindo demais!!!
Evento da Nike, não tem mistério nenhum 😉
Conhecendo os órgãos de preservação do patrimônio histórico, acredito que esse casarão fosse tombado, mas não tenho esta informação neste momento. Se não for tombado não haveria problema na mudança da cor. Mas se for houve “mutreta”pois não é nada fácil aprovar outras coisas mais discretas, já que trabalho com restauração de patrimônios.
Absurdo!! Experimentem em algum prédio histórico europeu. Brasil..sem respeito..sem história..sem futuro. Mesmo que obra de 1 Picasso. Tudo precisa de limite e bom senso!
Eu, particularmente, não gostei! Se fosse uma brincadeira com luzes como muito se faz em vários pontos turístico históricos mundo à fora… mas um grafite numa construção centenária… acho extremamente agressivo e de mau gosto. E caro jornalista escritor desta matéria, por favor corrija a informação de que trata-se de uma arquitetura de estilo suíço, pois não é!
É uma ação da Nike
Bela campanha de marketing!!!
Horrível. Poluição visual.
Que seja passageira.