Um dos últimos casarões coloniais a resistirem na Avenida Paulista está bem diferente. A construção que data da década de 1890 ficou conhecida nos últimos anos por abrigar a decoração de natal do banco Itaú (antes já tinha sido agência do Bank Boston). Quem passa pelo número 1.811 da mais famosa avenida de São Paulo vê o casarão com uma pintura que em nada lembra o estilo suíço no qual foi erguido: um grafite do artista Arlin Christian tomou conta de toda a fachada do local.
Arlin é brasileiro e começou a trabalhar com grafite em 1999. Hoje, divide seus trabalhos entre as ruas de São Paulo e as de Detroit, nos Estados Unidos. O tradicional casarão está desocupado desde agosto do ano passado, quando o Itaú fechou a agência que funcionava por ali. Desde então, placas anunciando a venda ou o aluguel da construção passaram a ser vistas e nunca mais houve movimentação no local.  Comenta-se no mercado que o valor do aluguel estaria na faixa de 400 mil reais. Agora, as cores de Arlin voltam a despertar a atenção de quem passa pelo local e causa curiosidade.

Série Avenida Paulista: a mansão das famílias Rocha Azevedo, Hannud e o  Natal | Projeto São Paulo City

 

Os seguranças que cuidam do casarão não souberam informar quem encomendou o grafite para Arlin, nem muito menos o motivo da pintura. Procurado pela reportagem, Arlin faz mistério: “Este projeto ainda é um segredo. Por enquanto estou fazendo apenas o projeto artístico da casa”, despista.
Atualizado em 4 de março: Em sua conta do Instagram, Arlin contou que a pintura é uma instalação para a marca Nike. O nome da campanha é “Pira no Meu Air”.