Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

A cidade de São Paulo em 1776

11 de fevereiro de 2010

O Arquivo Público do Estado de São Paulo reúne não apenas documentos sobre a capital paulista, mas também jornais e revistas das mais variadas épocas. Graças a esses textos e dados, pesquisadores de diversas áreas descobrem mais sobre os hábitos e preferências dos brasileiros de épocas remotas.
Porém, como grande parte dos arquivos guardados por lá é mesmo da capital paulista, a instituição lançou o site Viver em São Paulo. Nele, estão reunidos dados e periódicos relacionadas à cidade, que, juntos, explicam como era a rotina dos paulistanos desde o  século XVIII.
Por exemplo: a partir da leitura da revista “A Cigarra”, com edições entre 1914 e 1948, o site do  Arquivo Público revela  o que pensavam os jornalistas da década de 1910 sobre os banhos de mar (clique na imagem para ler o texto completo). Hoje esse assunto é mais do que banal.

Os banhos de mar saturam-nos de iodo. Encourajam-nos contra a anemia. Afugentam de nós a tristeza, sacia da doença, enrijando-nos os nervos, tornado-nos activos e vigorosos. São elles que nos retemperam para as luctas do trabalho, luctas quotidianas que renascem, a cada momento, das difficuldades vencidas, com a tenacidade das cabeças das hydras da fabula.

 

ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO :: Memória da Imprensa

 

c

Com os documentos sobre a população paulistana, é possível descobrir coisas surpreendentes. No ano de 1776, viviam apenas 2.026 pessoas em São Paulo. Segundo o site do IBGE, a estimativa atual da população da cidade gira em torno de 10.434.252 pessoas. Digamos que a população cresceu “um pouquinho”…

 

Thomas Ender | Aquarela, Lapis aquarela, São paulo
1817

 

Novo Milênio: Dia de Anchieta - No início de São Paulo
1776-300x176
O censo feito em 1817 é mais completo que os anteriores. No documento, é possível ver a ocupação da população. A maior parte (1.174 pessoas) era de escravos. Eram ainda 55 artistas, 56 negociantes e 205 milicianos.
Vale a pena conhecer o site, um grande e importante banco de dados da história paulistana.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

São Paulo Futebol Clube

São Paulo Futebol Clube

  Fundação: 16 de dezembro de 1935 Mascote: São Paulo Endereço: Praça Roberto Gomes Pedrosa, 1 CEP 05653-070 - São Paulo - SP Estádio: Cícero Pompeu de Toledo, inaugurado em 25 de janeiro de 1960, São Paulo 1 x Sporting (Portugal) 0 Hino Autor: Porfírio da Paz...

20 curiosidades sobre o São Paulo

20 curiosidades sobre o São Paulo

1. O São Paulo teve praticamente três datas de fundação: 26 de janeiro de 1930, quando surgiu o São Paulo da Floresta, reunindo ex-jogadores, dirigentes e torcedores do Clube Atlético Paulistano e da...

Números

Números

  1.366 jogos 1.282 gols. Perde apenas para Friedenreich, que teve seus 1.329 gols reconhecidos pela FIFA. 1.091 gols por um único clube, o Santos. 58 gols em uma única competição, o Campeonato Paulista de 1958. Em segundo lugar, aparece ele mesmo, com 49 gols em...

1 Comentários

1 Comentário

  1. bia

    caaaaara seu blog é o bicho bjs bia

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This