Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre o estado de São Paulo

24 de abril de 2019

 

1. A cidade mais antiga do Brasil é São Vicente, no litoral paulista. A expedição portuguesa de Gaspar de Lemos chegou à Ilha de Gohayó no dia 22 de janeiro de 1502 e, por ser dia de São Sebastião, passou a chamar o local pelo nome do santo. Exatamente 30 anos depois, no dia 22 de janeiro de 1532, o navegador Martim Afonso de Sousa, enviado pela Coroa Portuguesa, chegou a São Vicente para construir a primeira vila do Brasil. Católico fervoroso, Martim Afonso fundou a cidade, e a batizou de São Vicente.

2. A Ponte Pênsil, cartão postal da cidade de São Vicente, foi inaugurada no dia 21 de maio de 1914. Feita de material alemão, foi projetada pelo médico sanitarista Saturnino de Brito para conduzir o esgoto da cidade. Durante a crise econômica de 1929, muitas pessoas a usaram para cometer suicídio.

3. A cachaça foi inventada em São Vicente, entre 1532 e 1548, em um engenho de cana-de-açúcar. As sobras do caldo de cana fermentavam nos cochos de madeira. Os escravos bebiam esse caldo, que continha um teor alcoólico proveniente da fermentação. Como a bebida deixava os escravos mais animados a trabalhar, os senhores de engenho incentivavam seu consumo. Não demorou muito para que se passasse a destilar o caldo.

4. Campos do Jordão, que fica a 1.628 metros acima do nível do mar, é a cidade mais alta do Brasil. Em segundo lugar vem a Vila Monte Verde, em Minas Gerais, com 1.600 metros de altitude.

5. O maior porto da América Latina é o de Santos, no litoral paulista, com capacidade para receber até 53 navios.

6. “Fui no Itororó / Beber água não achei / Achei bela morena que no Itororó deixei”. Esse trecho, de uma conhecida cantiga de roda, se refere à fonte de Itororó, que está localizada ao pé do Monte Serrat, em Santos.

7. O Forte São João de Bertioga foi construído em 1547 com uma argamassa de óleo de baleia. Usaram o equivalente a 400 baleias para levantar a grossa muralha, capaz de resistir ao impacto de balas de grosso calibre.

8. A maior e a menor cidade do Brasil ficam em São Paulo. A maior é a capital paulista. A menor é Borá, no interior do estado. Lá moram 834 pessoas, população cinco vezes menor do que a que habita o edifício Copan, no centro da cidade de São Paulo. A cidade tem uma área de 118 km².

9. A cidade de Campinas, em São Paulo, é a maior cidade interiorana do Brasil. Lá, mora mais de 1 milhão de habitantes. Em seguida vêm São José dos Campos (SP), Ribeirão Preto (SP), Uberlândia (MG) e Sorocaba (SP).

10. 11% da população brasileira vive no interior de São Paulo.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

São Paulo Futebol Clube

São Paulo Futebol Clube

  Fundação: 16 de dezembro de 1935 Mascote: São Paulo Endereço: Praça Roberto Gomes Pedrosa, 1 CEP 05653-070 - São Paulo - SP Estádio: Cícero Pompeu de Toledo, inaugurado em 25 de janeiro de 1960, São Paulo 1 x Sporting (Portugal) 0 Hino Autor: Porfírio da Paz...

20 curiosidades sobre o São Paulo

20 curiosidades sobre o São Paulo

1. O São Paulo teve praticamente três datas de fundação: 26 de janeiro de 1930, quando surgiu o São Paulo da Floresta, reunindo ex-jogadores, dirigentes e torcedores do Clube Atlético Paulistano e da...

Números

Números

  1.366 jogos 1.282 gols. Perde apenas para Friedenreich, que teve seus 1.329 gols reconhecidos pela FIFA. 1.091 gols por um único clube, o Santos. 58 gols em uma única competição, o Campeonato Paulista de 1958. Em segundo lugar, aparece ele mesmo, com 49 gols em...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This