Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre o Rio de Janeiro

24 de abril de 2019

1. A Rocinha, maior favela da América Latina, ocupa uma área de 722 mil metros quadrados, entre os bairros da Gávea e de São Conrado. Segundo o IBGE, tem 45 mil habitantes, três vezes menos que as estatísticas dos próprios moradores.

2. Inaugurada em 4 de março de 1974, a ponte Rio-Niterói tem 13.290 metros de extensão, sendo quase 9 mil metros sobre o mar. Seu ponto mais alto fica a 70 metros do nível do mar e seu ponto mais fundo, a 210 metros abaixo da água. A obra consumiu 220 milhões de quilos de cimento. Seu nome oficial é Ponte Presidente Costa e Silva.

3. O engenheiro Ronaldo Belassiano, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, descobriu numa pesquisa em 1996 que o carioca é o povo mais ágil para embarcar nos coletivos. Ele leva apenas 1,85 segundo contra os 2,4 segundos gastos pelos londrinos. Tudo para não ser deixado para trás pelos motoristas.

4. O bairro de Realengo, no Rio de Janeiro, se chamava Real Engenho. Mas na estação de trem estava escrito Real Engº. O povo lia Realengo e assim ficou.

5. A Biblioteca Nacional tem o oitavo maior acervo do mundo. São 8,5 milhões de peças. A obra impressa mais antiga é a Bíblia de Mogúncia, de 1462, feita em pergaminho. Foi publicada na cidade em que Gutemberg inventou a imprensa, em 1450. Restam 60 exemplares no mundo, e a Biblioteca Nacional, inaugurada em 1910, possui dois.

6. Uma das heranças deixadas pela Família Real portuguesa, que chegou ao Rio de Janeiro em 1808, foi o “r” aspirado e o “s” chamado palatal (para pronunciar, encosta-se o dorso da língua no céu da boca). Toda a Corte falava assim, e o jeito foi adotado pelos cariocas.

7. A Igreja Nossa Senhora da Candelária é a mais antiga do Rio de Janeiro. Sua pedra fundamental foi colocada em 1630. A obra, em estilo neoclássico, é uma cópia da Igreja de São Pedro em Roma. Sua cúpula foi feita com 1.400 pedras, e pesa cerca de 600 toneladas.

8. Erguida entre 1761 e 1808, a Igreja Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé guarda os restos mortais de Pedro Álvares de Cabral.

9. O Bondinho do Pão de Açúcar tem capacidade para 75 passageiros. O percurso entre as colinas Babilônia e Urca é de 1.400 metros.

10. A Barra da Tijuca foi projetada pelo arquiteto Lúcio Costa no início da década de 1970. Tem 18 quilômetros de praias, e é um dos bairros mais modernos do país.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

10 blocos de rua do Rio de Janeiro

10 blocos de rua do Rio de Janeiro

1. Banda de Ipanema Fundada em 1965 pelo agitador cultural Albino Pinheiro, virou basicamente um desfile de travestis e drag queens, cheio de irreverências e fantasias caprichadas. 2. Imprensa que eu gamo Criado em 1995 por um grupo de jornalistas, o bloco...

Por que o Rio de Janeiro tem esse nome?

Por que o Rio de Janeiro tem esse nome?

Apesar de se chamar Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa foi fundada no dia 1º de março de 1565. Em janeiro existe um feriado municipal em homenagem a São Sebastião, padroeiro da cidade, mas não é essa a explicação para a etimologia da capital fluminense. Quem batizou...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This