Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre o Rio Grande do Norte

24 de abril de 2019

1. O Forte dos Reis Magos, que deu origem à cidade de Natal, começou a ser construído no início de 1598. Equipada com 13 canhões de bronze, a fortaleza serviu como base para a luta contra corsários franceses, que contrabandeavam riquezas da região, com a ajuda dos índios potiguares. Suas paredes têm 14 metros de largura, e são à prova de balas de canhões. Durante a invasão, a fortaleza foi tomada pelos holandeses, mas voltou às mãos dos portugueses 20 anos depois.

2. Em 1633, os holandeses foram expulsos de Pernambuco, e foram para o Rio Grande do Norte. Tomaram o Forte dos Reis Magos e lhe deram o nome de Keulen.

3. A cidade de Presidente Juscelino tem uma pedreira que se formou há 3,4 bilhões de anos. É o pedaço de terra mais antigo de toda a América do Sul.

4. O cajueiro de Pirangi é considerado o maior do mundo. Sua copa ocupa 8.500 m², o equivalente a 70 árvores colocadas lado a lado. Ele produz 60 mil cajus por safra.

5. O esquibunda foi um esporte inventado em Natal. Descia-se com a ajuda de uma prancha pelas dunas até cair no mar. A modalidade acabou proibida, e deu lugar ao aerobunda. Os praticantes descem por uma corda, passando por cima da areia, e caem no mar.

6. As dunas de Genipabu têm até 50 metros de altura.

7. Segundo a Nasa, o Rio Grande do Norte tem o segundo ar mais puro do mundo. Perde apenas para a Antártida.

8. O mar no Rio Grande do Norte é o segundo mais salgado do mundo. Perde apenas para o Mar Morto.

9. Em janeiro de 1993, os funcionários dos Correios de Natal se surpreenderam com o conteúdo de uma caixa. Maria de Lourdes Alves havia enviado os ossos de seu pai para serem enterrados na cidade de Monte Alegre.

10. O Brasil entrou na corrida espacial em 1965, com a inauguração da base de lançamentos de foguetes da Barreira do Inferno, localizada no município de Parnamirim, litoral sul de Natal.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

10 blocos de rua do Rio de Janeiro

10 blocos de rua do Rio de Janeiro

1. Banda de Ipanema Fundada em 1965 pelo agitador cultural Albino Pinheiro, virou basicamente um desfile de travestis e drag queens, cheio de irreverências e fantasias caprichadas. 2. Imprensa que eu gamo Criado em 1995 por um grupo de jornalistas, o bloco...

Revista

Revista

  Enquanto os jornais eram planejados para atrair o público em geral, as revistas pretendiam divulgar textos específicos. Sua evolução na Europa foi direta ? dos folhetos impressos para os panfletos, e destes para os almanaques ?, preenchendo a faixa...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This