Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre a Paraíba

24 de abril de 2019

 

1. João Pessoa foi dominada pelos holandeses em 1634. Passou a se chamar Frederichstadt.

2. Em 1724, o capitão-mor da Província da Paraíba, João de Abreu Castelo Branco, escreveu ao rei de Portugal, d. João V. A seca na região havia provocado uma onda de saques e ele pedia ajuda. A resposta do monarca foi curta e grossa: “A causa da indigência e da miséria desses povos é a ociosidade ou a preguiça dos moradores”.

3. João Pessoa é a cidade que amanhece primeiro no Brasil. A Ponta de Seixas, localizada no extremo oriente da América do Sul, é a primeira a receber a luz do sol.

4. Nas eleições de 2012, o estádo da Paraíba tinha o menor e o maior candidato a concorrer a cargos políticos no país. Ninão (PTdoB), que, com seus 2,29 metros de altura, é um dos maiores homens do mundo, concorria à vice-prefeitura do município de Assunção. No outro extremo, o anão Santino Feliciano da Silva, de 1,08 metro, concorria a uma vaga na Câmara Municipal de João Pessoa. Santino foi eleito e se tornou o menor vereador do país.

5. O padre paraibano Francisco João de Azevedo ficou conhecido por ter criado uma máquina de escrever, 40 anos antes de a firma americana Sholes & Glidden patentear o invento. O padre brasileiro confeccionou a máquina em 1834 usando madeira, lixa e canivete. Ele até tentou patentear a engenhoca, em uma viagem a Londres, mas não teve sucesso.

6. A primeira fábrica de cimento do Brasil é paraibana. Em 1890, um português percebeu que a lama da ilha de Tiriri secava com muita rapidez. Dois anos depois, ele montou a primeira produtora de cimento da América Latina.

7. O vocabulário dos paraibanos tem algumas particularidades. Botão, por exemplo, é “pitoco”. Coisas pequenas são chamadas de “pixototinhas”. E tudo o que é bacana é referido como “massa”.

8. Paraíba tem uma praia de nudismo, a Tambaba. É lá que acontece, todos os anos, o Campeonato Brasileiro de Surfe dos Pelados!

9. Com 54,7 árvores por habitante e mais de 7 km2 de florestas, João Pessoa foi, por 18 anos, a cidade mais verde da América Latina. Em 2010, perdeu o posto para Curitiba.

10. Campina Grande, na Paraíba, é a única cidade interioriana, entre 9 capitais, que apareceu no ranking da revista Você S/A como uma das melhores cidades para se trabalhar e fazer carreira no Brasil.

 

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

1 Comentários

1 Comentário

  1. Wérica

    Eu sou nordestina,natural de Pernambuco. Mas estou amando a Paraíba… Lugar lindo,muita natureza e pessoas respeitosas.. Se Deus Quiser,ficarei aqui para sempre.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This