Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre a MTV

24 de abril de 2019

1. A MTV (Music Television Video) estreou nos Estados Unidos no dia 1 de agosto de 1981. Chegou ao Brasil em 1990.

2. A ideia foi inspirada em um programa da televisão neo-zelandesa. O show chamado “Radio in pictures” (“rádio em figuras”), que foi ao ar em 1976, tinha o objetivo de compensar o esquecimento do longínquo país pelos artistas em turnê.

3. É a maior rede de televisão do planeta. A MTV atinge cerca de 440 milhões de residências no mundo todo.

4. A MTV queria ter transmitido a chegada de Neil Armstrong à Lua para estrear o canal, mas o astronauta não cedeu seus direitos de exibição. Em vez disso, a MTV passou um vídeo do lançamento da nave Apollo 11 com a voz de Armstrong cortada. Apenas algumas centenas de pessoas do Estado americano de Nova Jersey testemunharam a estreia.

5. O primeiro videoclipe transmitido pela MTV foi o da música “Video killed the radio star”, da banda The Buggles. 

6. O logo original da MTV foi desenvolvido por Frank Olinsky em 1981. Em 2010, o desenho sofreu modificações que o deixaram maior e mais retangular.

7. O termo “Video Jockey”, mais conhecido como “VJ”, foi inventado pela MTV para designar os apresentadores dos programas da rede. Os primeiros VJs da história foram JJ Jackson e Carmen Electra.

8. A primeira cerimônia do MTV Video Music Awards (VMA), a mais famosa premiação de videoclipes do planeta, ocorreu em 14 de setembro de 1984.

9. O videoclipe mais reproduzido de todos os tempos pela MTV é o da música “Sledgehammer”, de Peter Gabriel.

10. No começo da transmissão do canal, a tela da TV ficava preta sem motivo aparente. Isso acontecia quando o programador de clipes demorava para trocar a fita VHS.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This