Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Motocicleta

24 de abril de 2019

 

A primeira tentativa de criar uma motocicleta aconteceu em 1868, quando o americano S. H. Roper fez a demonstração de um velocípede movido a vapor. Mas o motor a vapor não funcionou num veículo tão pequeno, e por isso esse sistema acabou sendo abandonado. Em 1885, o alemão Gottlieb Daimler patenteou um modelo primitivo de moto, com a ignição obtida por um pequeno tubo mantido incandescente por um bico de gás de gasolina.

Mas a primeira motocicleta realmente prática, mãe das atuais, foi lançada em 1897 pelos irmãos e jornalistas Eugène e Michel Werner, na França. Tinha dois cavalos de potência e mais parecia uma bicicleta motorizada. Alguns anos depois, em 1902, surgiu a lambretta, um modelo mais leve e econômico, embora menos estável, criado pelo francês George Gauthier. Em 1910, surgiu o side-car, aquela motocicleta com um carrinho ao lado. Foi usada durante as duas guerras mundiais por ser um meio de transporte rápido para os soldados.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This