Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Mato Grosso

24 de abril de 2019

 

  • O bandeirante Pascoal Moreira Cabral liderava uma bandeira de 56 homens que tinha como missão capturar índios nas proximidades do Rio Coxipó. Quando chegou ali, ficou espantado com a quantidade de ouro que havia na região. Cuiabá foi fundada em 8 de abril de 1719.
  • Entre os índios, Cuiabá significa o “lugar onde se pesca”. Há, no entanto, outra versão para a origem do nome da cidade. Um português da região tinha o hábito de tomar banho no rio com a ajuda de uma cuia. Certa vez, o apetrecho foi levado pela correnteza. O português começou a gritar: “Cuia, vá!” que, por causa de seu forte sotaque, soou aos ouvidos dos índios como “Cuia, bá!”.
  • O nome Mato Grosso surgiu em 1734, criado por dois irmãos que chegaram na região e ficaram surpresos com o porte das árvores.
  • O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães tem o Véu da Noiva, a cachoeira mais alta da região, com 86 metros de altura. Até 1935, o nome era Cachoeira da Bocaina do Inferno. Foi mudado por imposição do bispo de Cuiabá, d. Francisco de Aquino Corrêa. Outra cachoeira, a do Salgadeiro, ganhou esse nome porque serviu de abatedouro aos tropeiros que ali matavam seu gado e salgavam a carne para vender.
  • A Cidade de Pedra é composta por centenas de rochedos esculpidos pela ação dos ventos e das chuvas, o que desperta a curiosidade e a imaginação dos visitantes da Chapada dos Guimarães. Ali, foram gravadas as cenas de abertura da novela global “Fera Ferida”. Uma das peculiaridades da região é uma planta canela-de-ema, que produz um líquido cujo contato com o sol causa sua autocombustão, provocando queimadas naturais.
  • Sobre a superfície das rochas há inúmeras manchas amarelas, como se fossem pingos de tinta: são os liquens (vegetais formados pela associação de algas e fungos), que não existiriam se a qualidade do ar não fosse tão boa.
  • A Cidade de Pedra também é a morada das araras-vermelhas, marca registrada da Chapada. A melhor hora pra observá-las é ao entardecer, quando as aves saem de seus esconderijos e sobrevoam em bando entre os muros de pedra.
  • Uma das atrações naturais do Mato Grosso é o cânion Portão do Inferno, nas proximidades do Parque. Ganhou esse nome porque seria o local onde a polícia sumia com os bandidos da região. A caminho do Portão, existe também a Descida que Sobe. O carro parado, em ponto morto, sobe, em vez de descer.
  • Sinop, nome de uma cidade mato-grossense, é a sigla de Sociedade Imobiliária do Noroeste do Paraná. A empresa, do paulista Ênio Pipino, adquiria grandes áreas para loteá-las em sítios e fazendas. Criava também um centro urbano. Sinop foi fundada em setembro de 1974. Pipino fundou mais três cidades no Mato Grosso (Santa Carmem, Vera e Cláudia) e muitas outras no Paraná.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This