Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Mato Grosso do Sul

24 de abril de 2019

 

  • Quando o carro chega a Bonito, município a 260 quilômetros de Campo Grande, uma placa anuncia: “Com a sua chegada, Bonito ficou lindo”. O modesto nome do local deve-se à humildade do antigo proprietário dessas terras, o capitão Luiz da Costa Leite. Quando as comprou , em 1924, o capitão batizou a fazenda de Rincão Bonito. Várias casas foram sendo construídas ao longo dos anos e, em 1948, o lugar virou município, aproveitando apenas a segunda parte do nome.
  • Os índios terena descobriram a gruta do Lago Azul em 1924. Para chegar ao lago, é preciso descer 294 degraus. Durante o verão, entre 7h30 e 9 da manhã, um raio de sol entra pela boca da caverna e dá à água um tom azulado.
  • Em 1778, os índios guaicurus arrastaram para fora os soldados que estavam no Forte Coimbra, nas margens do Rio Paraguai, onde é hoje o Mato Grosso do Sul. Para isso, usaram suas mulheres como iscas. Os índios mataram 54 homens. As brigas só acabaram em 1785, com a assinatura de um tratado de paz.
  • O pioneiro do Estado foi José Antônio Pereira, que fundou o povoado de Santo Antônio de Campo Grande de Vacaria. A construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, em 1914, foi decisiva para o crescimento populacional da região.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This