Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Distrito Federal

24 de abril de 2019

 

Em 1823, José Bonifácio sugeriu a transferência da capital para um ponto no centro do país e deu-lhe um nome: Brasília. Bonifácio era um dos políticos mais influentes do Império. Tanto que a ideia foi registrada na primeira Constituição Brasileira, redigida por seu irmão, Antônio Carlos.

O padre italiano Dom Bosco, que tinha visões proféticas, anunciou, em agosto de 1883, que entre os paralelos 15 e 20, na região central do Brasil, surgiria uma nova civilização. Ali, exatamente sobre a passagem do paralelo 15, foi construída a ermida Dom Bosco.

A capital Brasília foi fundada em 21 de abril de 1960.

O quadradinho que se vê no mapa representando o Distrito Federal chama-se Quadrilátero Cruls. A Constituição de 1891 determinou que uma área de 14 mil km² seria demarcada no Planalto Central para a construção da nova capital e o responsável foi o astrônomo Luís Cruls.

O arquiteto e urbanista Lúcio Costa entregou o seu projeto para Brasília apenas 5 minutos antes do final das inscrições, no dia 12 de março de 1957. Ele estacionou no Ministério da Educação, enquanto suas duas filhas desceram para entregar o relatório de 11 páginas. Os seis arquitetos que julgaram os trabalhos escolheram Lúcio como vencedor.

Enquanto Lúcio Costa ficou responsável pelo plano da cidade, os projetos dos edifícios públicos ficaram a cargo de Oscar Niemeyer. Entre os de maior destaque estão a residência do Presidente (Palácio da Alvorada), o Edifício do Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal), a Catedral de Brasília, os prédios dos ministérios e a sede do governo (Palácio do Planalto).

Os operários que construíram Brasília foram recrutados pelo país inteiro e receberam o nome de candangos. A palavra, de origem africana (kangundu), era usada pelos negros ao se referirem aos brancos de maneira depreciativa, como pessoas vulgares. Ganhou novo sentido na década de 1960, designando o esforço dos homens que trabalharam na construção da nova capital.

O Congresso Nacional tem duas meias-luas. A virada para cima representa o Senado, enquanto a virada para baixo, a Câmara Federal. O prédio que fica ao lado tem 28 andares.

O Lago Paranoá foi formado pelo represamento do Rio Paranoá e dos riachos Gama, Torto, Bananal, Fundo e Vicente Pires, em 1959. A ideia era aumentar a umidade do ar e amenizar o clima seco da região. Possui 40 km² de área, 80 km de perímetro, 5 km no ponto mais largo e 45 m no ponto mais profundo. A descoberta do lago como opção de lazer dos brasilienses se iniciou depois da despoluição de suas águas, em 1987.

O Centro de Irradiação de TV e rádio, popularmente conhecido como Torre de TV, tem 218 m de altura. Pode ser visto de quase todos os pontos de Brasília.

As imagens em bronze que ficam em frente à Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida representam São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João. Com 3 m de altura, foram feitas em 1968 por Alfredo Ceschiatti. A catedral foi inaugurada em 1967, depois de 12 anos de trabalho. Catorze painéis de Di Cavalcanti representam a Via-Sacra, e o altar-mor foi um presente do papa Paulo VI.

A famosa escultura que fica em frente ao Palácio do Planalto é chamada de Os Candangos. Tem 8 metros de altura e foi feita pelo escultor Bruno Giorgi, em 1959. Virou um dos símbolos da cidade.

A Esplanada dos Ministérios tem 17 prédios idênticos, além do Palácio do Itamarati (Relações Exteriores) e do Palácio da Justiça. Fica no Eixo Monumental, a principal avenida da cidade.

Brasília tem a maior renda per capita do Brasil (7.089 dólares). Já no Piauí, a renda é de apenas 835 dólares.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Danone

Danone

Em 1919, o espanhol Isaac Carasso começou a fabricar iogurte com leite fresco num pequeno galpão depois de ouvir falar dos benefícios do alimento.   Batizou-o de Danone, as primeiras letras do nome do filho, Daniel, unidas à palavra...

Dr. Oetker

Dr. Oetker

A empresa foi fundada pelo farmacêutico August Oatker em 1891, na Alemanha. O primeiro produto foi um fermento químico vendido em sachês individuais na medida certa para 500 gramas de farinha. O produto fez sucesso devido ao baixo preço e ótima qualidade. O Dr. Oatker...

Dummies

Dummies

1. Os primeiros dummies surgiram após a II Guerra Mundial, desenvolvidos pela Força Aérea Americana para restes militares em aviões com assentos ejetáveis. 2. Logo eles se popularizaram como "sacos de pancadas", ou sejas, bonecos...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This