Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Primeiro computador brasileiro

24 de abril de 2019

 

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) recebeu seu primeiro computador em 1962, um IBM 1620. Seis anos depois, em 1968, foi criado o Laboratório de Sistemas Digitais (LSD), que se empenhou em desconstruir outro IBM 1620 recebido pela faculdade Tudo isso para entender seu funcionamento — num método chamado “engenharia reversa”.

Essa foi a semente para a criação do “Patinho Feio”, o primeiro computador digital brasileiro, construído no mesmo laboratório. O nome foi inspirado em um projeto de computador desenvolvimento, na mesma época, por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A fim de homenagear a Marinha Brasileira, o projeto de Campinas chamava-se Cisne Branco — Patinho Feio é uma piada com esse nome.

O projeto foi de responsabilidade da equipe do professor Helio Guerra Vieira. Sua construção teve início em junho de 1971 e começou a funcionar em 19 de junho de 1972. Pesava uma tonelada, tinha 450 pastilhas de circuitos integrados e uma memória de 4 kb, que armazenava cerca de 4 mil palavras de 8 bits cada.

O desenvolvimento do Patinho Feio teve ajuda do governo militar, interessado em substituir computadores da Ferranti que equipavam navios da Marinha. Mais tarde, já nas mãos do governo, o computador foi o início de uma empresa chamada Computadores Brasileiros, representada pela sigla “Cobra”.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This