Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Caneta-tinteiro

24 de abril de 2019

 

  • O americano Lewis Edson Waterman, um vendedor de seguros, estava prestes a assinar um importante documento quando o tinteiro em que molhava a sua pena de aço se esgotou. Ele ficou tão furioso que, em 1884, inventou a primeira caneta-tinteiro.
  • A idéia de Waterman foi a de usar uma matéria-prima então emergente, a borracha, para criar um depósito flexível, que pudesse armazenar tinta e ser recarregado quando ela acabasse. O depósito era ligado à pena por um dispositivo chamado tubo de fluxo.
  • O reservatório do primeiro modelo de Waterman era enchido por um conta-gotas. Mas logo surgiram processos melhores. Outro americano, Walter Sheaffer, lançou em 1908 um mecanismo composto por uma alavanca que comprimia e soltava o reservatório, fazendo com que ele aspirasse, através da pena, o líquido de um tinteiro.
  • A tinta foi inventada pelos escribas egípcios em 3.200 a.C. A criação do papiro obrigou-os a misturar pigmentos para produzir uma tinta que não descascasse. Eles misturaram goma da casca de uma acácia com fuligem.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This