Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre o Ceará

24 de abril de 2019

1. Marco inicial de Fortaleza, o Forte de Nossa Senhora de Assunção ganhou esse nome em 1654. Quando a cidade estava dominada pelos holandeses, era chamado de Schoonenborch. O Farol do Mucuripe, que compõe a fortaleza, apareceu em 1846.

2. Durante uma das piores estiagens da história, em 1877, quase metade dos 120 mil habitantes de Fortaleza morreu em consequência da fome e de doenças. Dizem que o imperador dom Pedro II, comovido, chorou com a notícia. E declarou: “Prometo vender até a última joia da coroa para resolver o problema”.

3. Em 15 de março de 1987, o jornal americano Washington Post elegeu a praia de Jericoacoara uma das dez mais bonitas do mundo.

4. Feita de vidro espelhado, concreto e aço, uma construção futurista desponta na paisagem da Praia de Iracema, em Fortaleza. É o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A obra demorou cinco anos para ser erguida e custou 25 milhões de reais.

5. Com 25 mil metros quadrados, o Dragão do Mar tem um anfiteatro com 900 lugares, um teatro para 250 espectadores, dois cinemas e uma biblioteca. Conta ainda com um museu de arte popular e um planetário com uma cúpula espelhada de 10 metros de diâmetro.

6. O Açude de Orós, no interior cearense, tem capacidade para 2,1 bilhões de metros cúbicos de água. Foi construído pelo presidente Juscelino Kubitschek e é maior do que a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. O açude é a maior barragem de terra do mundo. Mesmo assim, a cidade é atingida pela seca.

7. O Theatro José de Alencar foi feito em 1910 com uma estrutura metálica importada da Escócia, e abriga biblioteca e galeria de arte.

8. O nome “Ceará” vem da palavra “siará”, que significa “canto da jandaia” em tupi-guarani. A jandaia é uma espécie de papagaio comum na região.

9. O Ceará foi o primeiro Estado brasileiro a abolir a escravidão, em 1884, quatro anos antes de ser assinada a lei federal (Lei Áurea). Por isso, o Estado foi apelidado de “Terra da Luz”.

10. Juazeiro do Norte, no Ceará, é a terra de seu Lunga, conhecido no Nordeste como o homem mais ignorante do mundo, ou o “rei do mau humor”. Ele tem uma resposta grossa na ponta da língua para qualquer pergunta. Seu Lunga já apareceu em desenhos animados e histórias de cordel. Foi também tema de monografias e inspiração de bandas musicais.

Web Stories

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Clarineta

Clarineta

  Embora já houvessem instrumentos similares, a invenção do clarinete é atribuída ao alemão Johann Christopher Denner (1655-1707). No século XVII, este fabricante de flautas da cidade de Nuremberg criou o primeiro instrumento no qual a palheta ficava totalmente...

Apple, Macintosh, Microsoft e PC

Apple, Macintosh, Microsoft e PC

Em 1976, Steven Wosniak, 26, e Steve Jobs, 21, fundaram uma empresa para fabricar computadores pessoais. A ideia já tinha sido analisada por grandes empresas, que tinham concluído que ninguém se interessaria por isso e que nunca haveria mercado...

Catupiry

Catupiry

  O catupiry é uma criação brasileira. Foi inventado em 1911 pelo casal de imigrantes italianos Mário e Isaíra Silvestrini, na estância hidromineral de Lambari (MG). Muitos visitantes sofriam de problemas digestivos e adoravam aquele queijo cremoso. O palavra...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This
Você conhece o axolote, o “monstro aquático”? As pioneiras da ficção Científica A bandeira brasileira com uma estrela vermelha Futebol e guerra