Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Década de 10

24 de abril de 2019

 

1911
Uma crise envolvendo a comissão técnica e os jogadores campeões daquele ano provoca a saída de nove titulares do Tricolor, que, liderados por Alberto Borgeth, saem do Fluminense para fundar a seção de futebol do Flamengo.

1912
Mesmo desfalcado de seus principais jogadores, o Fluminense ganha o primeiro Fla-Flu da história, no dia 7 de julho: 3 x 2.

1913
Chega ao Brasil o inglês Harry Welfare, jogador e, depois, técnico várias vezes campeão pelo Fluminense.

1914
O Flu acolhe alguns dissidentes do América, entre eles o legendário Marcos Carneiro de Mendonça, primeiro goleiro da Seleção Brasileira, futuro presidente do clube e pai da crítica teatral Bárbara Heliodora.

1915
O Fluminense reforma os seus estatutos, que servirão de base para os de muitos clubes brasileiros. Passa a ter personalidade jurídica a partir de 31 de dezembro.

1916
O Fluminense ganha o primeiro Torneio Início do Campeonato Carioca (competição que reunia todos os participantes em um mesmo dia, com jogos de poucos minutos), derrotando o América na decisão por 1 x 0.

1917
Novamente campeão carioca. No jogo que praticamente garantiu o título (4 x 2 contra o Botafogo), o capitão tricolor, Chico Neto, ganhou um gol ?no grito?, fazendo o juiz Fausto Torrentes validar um lance em que os atacantes Couto e Celso empurraram o goleiro adversário para o fundo das redes com bola e tudo.

1918
Bicampeão carioca. O campeonato esteve parado por 56 dias, por causa da epidemia de gripe espanhola, e só acabou em janeiro do ano seguinte.

1919
O primeiro tri vem com goleada sobre o Flamengo por 4 x 0, no recém-reformado Estádio das Laranjeiras, diante do presidente da República, Epitácio Pessoa.

1920
Como campeão carioca do ano anterior, o Fluminense participa do primeiro Campeonato Brasileiro de clubes da história, um triangular realizado nas Laranjeiras. O time goleia o Brasil de Pelotas (campeão gaúcho) por 6 x 2, mas perde para o Paulistano (4 x 1) e fica em segundo.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This