Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

A história da Seven Boys e da Panco

24 de abril de 2019

A história da Seven Boys começa em 1937, quando dois imigrantes japoneses, os irmãos Jinko e Kiyotero Yonamine, desembarcaram no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. Ele vieram de Okinawa, uma ilha ao sul do Japão. Há registro da chegada dos dois na Hospedaria dos Imigrantes (hoje Museu da Imigração, no bairro da Mooca, em São Paulo).

Depois de um período trabalhando como funcionário de uma fábrica de doces em Santos, onde aprendeu o ofício da panificação, Kiyotero voltou para São Paulo em 1950. Dois anos depois, ele começou a vender doces e pães de porta a porta na Vila Ré, Zona Leste da cidade, com a ajuda da mulher, Yone, e do irmão, Jinko. Kiyotero usava um triciclo, com uma caixa de madeira grande na frente.

A Seven Boys nasceu oficialmente em 1954. O nome é uma mistura de “seven”, sete em inglês, número da sorte grande no Japão, e “boys”, palavra americana que ganhava popularidade no Brasil (um exemplo era o sucesso do grupo de rock Golden Boys). A bisnaguinha sempre foi o produto de maior sucesso da fábrica.

Jinko e Kiyotero resolveram adotar informalmente nomes em português quando os negócios já em alta. Jinko passou a ser chamado de Paulo e Kiyotero, de Franklin.

Em 1985, os irmãos decidiram dividir os negócios. Jinko ficou com a marca Seven Boys e Kiyotero criou a empresa Lua Nova e adotou o nome fantasia Panco (farinha em japonês). Por um acordo entre eles, a Seven Boys não poderia atuar nos mercados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e parte do Mato Grosso do Sul, regiões controladas pela Panco. O que se conta internamente é que tudo ia bem até que a Seven Boys rompeu a cláusula em 2002, o que colocou as famílias em guerra.

A Seven Boys foi vendida para a Wickbold em 2015. Mas, se a Panco surgiu em 1985, por que a empresa fez uma grande festa para comemorar seus 70 anos em 2022? A empresa usa como referência o ano em que Kiyotero começou a atuar no ramo, mas não explica isso direito em seu site.

 

Web Stories

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This
Os 100 anos dos ursinhos da Haribo Qual é a origem do Creme Nivea? Você conhece o axolote, o “monstro aquático”? As pioneiras da ficção Científica