Baralho

24 de abril de 2019

1. O baralho surgiu mais ou menos ao mesmo tempo na China, no Egito, no Oriente Médio e na Índia. Sarracenos, cruzados e ciganos levaram-o para a Europa.

2. As primeiras referências ao baralho datam da China no ano de 969 depois de Cristo. O jogo teria sido inventado para agradar uma das namoradas do imperador Sehun-Ho.

3. Na Índia, cada um dos 10 naipes do primeiro baralho inventdo por lá representavam uma das encarnações da deus Vishnu.

4. A origem da palavra “naipe”, por sinal, está ligada aos sarracenos, que criaram um jogo chamado “naib” – “feitiçaria” em hebreu.

5. O baralho se popularizou na Europa por conta da sua dinâmica e das infinitas possibilidades matemáticas que um jogo simples pode gerar. Esse fator foi fundamental em uma época onde as apostas em jogos de dados ou pedras estavam em alta.

6. O baralho que chegou à Europa tinha 56 cartas divididas em quatro naipes. Cada naipe tinha cartas numeradas de 1 a 10 e outras quatro cartas com figuras – rei, rainha, cavaleiro e pajem.

7. Os naipes modernos que conhecemos hoje surgiriam depois. Franceses, italianos e espanhóis criaram o padrão que se espalharia pelo mundo: espadas, copas, paus e ouros. A Alemanha foi um dos últimos países europeus a adotarem esse padrão.

8. Na Itália surgiu também o baralho de tarô. Das 22 cartas, 21 foram numeradas em algarismos romanos que representavam os vícios e as virtudes da humanidade. A última carta, “il matto” (“o louco”) simbolizava a liberdade. Sem um número específico, deu origem ao que hoje conhecemos como “coringa”.

9. Da mistura das 56 cartas do baralho asiático com as 22 do tarô, surgiu um jogo muito popular com 78 cartas. Ele foi chamado de tarocchi na Itália, de tarau na França e de tarok na Alemanha.

10. Nos primórdios, o baralho era um jogo muito caro, pois as cartas eram pintadas à mão. No século XV, impressão e xilogravura ajudaram a popularizar as cartas.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *