Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre a Bahia

24 de abril de 2019

1. Salvador foi a primeira capital brasileira, entre 1549 e 1763. Fundada por Tomé de Souza, primeiro governador-geral do Brasil, foi construída nos moldes das cidades portuguesas. As pedras das construções foram trazidas de Portugal. A cidade tem cerca de 270 igrejas católicas. 

2. Em 1550, o padre Manoel da Nóbrega celebrou a primeira Missa do Galo em solo brasileiro na Igreja Nossa Senhora da Ajuda, em Arraial d’Ajuda.

3. O Museu de Arte Moderna da Bahia foi inaugurado em 1960 e tem mil peças em seu acervo. Em 1966, o MAM foi transferido para o Solar do Unhão, conjunto arquitetônico do século XVI. Em 1997, o governo criou naquela área o Parque das Esculturas, com obras de Tunga, Siron Franco, Emanoel Araújo, entre outros.

4. O Mercado Modelo de Salvador começou a funcionar em 1912 e já passou por incêndios em 1922, 1943 e 1984.

5. O Pelourinho, centro histórico de Salvador, abriga o mais vasto conjunto da arquitetura colonial brasileira. O conjunto arquitetônico tem cerca de 3 mil imóveis.

6. O primeiro colégio jesuíta do Brasil foi inaugurado em 1559 na cidade. Hoje, o prédio abriga o Museu Afro-Brasileiro, que resgata a influência da cultura negra no Brasil.

7. A Igreja mais antiga do Brasil foi construída em 1526 e fica no centro histórico de Porto Seguro (BA). Sobre isso, no entanto, existem controvérsias. Há quem diga que a mais antiga é a Igreja de Igarassu, em Pernambuco, de 1535.

8. A construção do Dique do Tororó começou em 1624, durante a invasão holandesa. Sua finalidade era represar o Rio Lucaia, criando um obstáculo aquático à penetração dos portugueses pelo lado leste da cidade. Sobre o espelho d’água de 110 mil metros quadrados, há uma exposição permanente de 8 esculturas de resina do artista plástico Tati Moreno, representando os oito orixás da religiosidade herdada dos escravos africanos.

9. As ruínas do Castelo Garcia D’Ávila existem até hoje e são o único monumento quinhentista brasileiro e um dos três únicos de toda a América que sobreviveu ao tempo.

10. Salvador foi a primeira cidade a ter uma Delegacia Turística. A primeira ocorrência foi registrada em 1991. Foi a detenção do Beijoqueiro na época de visita do Papa João Paulo II à cidade.

Livro reúne dicas para quem quer viajar sozinho

Livro apresenta endereços curiosos da cidade de Salvador

Web Stories

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

10 curiosidades sobre o “Garoto Bombril”

10 curiosidades sobre o “Garoto Bombril”

Carlos Alberto Bonetti Moreno é o ator que interpreta o "Garoto Bombril" desde o início da campanha, em 1978. Moreno foi escolhido entre 40 candidatos. Ele foi descoberto por Oscar Caporalli, um dos sócios da produtora de comerciais ABA, que assistiu à peça “Folias...

Beaujolais Nouveau

Beaujolais Nouveau

Produzido na região francesa da Borgonha, o Beaujolais é um vinho vinificado rapidamente, num processo de maceração carbônica. Os primeiros escritos sobre ele são de 956 e referem-se aos vinhedos de Brulliacus - hoje, Brouilly....

Década de 10

Década de 10

  1911 Uma crise envolvendo a comissão técnica e os jogadores campeões daquele ano provoca a saída de nove titulares do Tricolor, que, liderados por Alberto Borgeth, saem do Fluminense para fundar a seção de futebol do Flamengo. 1912 Mesmo desfalcado de seus...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This
Os 100 anos dos ursinhos da Haribo Qual é a origem do Creme Nivea? Você conhece o axolote, o “monstro aquático”? As pioneiras da ficção Científica