Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre a Bahia

24 de abril de 2019

1. Salvador foi a primeira capital brasileira, entre 1549 e 1763. Fundada por Tomé de Souza, primeiro governador-geral do Brasil, foi construída nos moldes das cidades portuguesas. As pedras das construções foram trazidas de Portugal. A cidade tem cerca de 270 igrejas católicas. 

2. Em 1550, o padre Manoel da Nóbrega celebrou a primeira Missa do Galo em solo brasileiro na Igreja Nossa Senhora da Ajuda, em Arraial d’Ajuda.

3. O Museu de Arte Moderna da Bahia foi inaugurado em 1960 e tem mil peças em seu acervo. Em 1966, o MAM foi transferido para o Solar do Unhão, conjunto arquitetônico do século XVI. Em 1997, o governo criou naquela área o Parque das Esculturas, com obras de Tunga, Siron Franco, Emanoel Araújo, entre outros.

4. O Mercado Modelo de Salvador começou a funcionar em 1912 e já passou por incêndios em 1922, 1943 e 1984.

5. O Pelourinho, centro histórico de Salvador, abriga o mais vasto conjunto da arquitetura colonial brasileira. O conjunto arquitetônico tem cerca de 3 mil imóveis.

6. O primeiro colégio jesuíta do Brasil foi inaugurado em 1559 na cidade. Hoje, o prédio abriga o Museu Afro-Brasileiro, que resgata a influência da cultura negra no Brasil.

7. A Igreja mais antiga do Brasil foi construída em 1526 e fica no centro histórico de Porto Seguro (BA). Sobre isso, no entanto, existem controvérsias. Há quem diga que a mais antiga é a Igreja de Igarassu, em Pernambuco, de 1535.

8. A construção do Dique do Tororó começou em 1624, durante a invasão holandesa. Sua finalidade era represar o Rio Lucaia, criando um obstáculo aquático à penetração dos portugueses pelo lado leste da cidade. Sobre o espelho d’água de 110 mil metros quadrados, há uma exposição permanente de 8 esculturas de resina do artista plástico Tati Moreno, representando os oito orixás da religiosidade herdada dos escravos africanos.

9. As ruínas do Castelo Garcia D’Ávila existem até hoje e são o único monumento quinhentista brasileiro e um dos três únicos de toda a América que sobreviveu ao tempo.

10. Salvador foi a primeira cidade a ter uma Delegacia Turística. A primeira ocorrência foi registrada em 1991. Foi a detenção do Beijoqueiro na época de visita do Papa João Paulo II à cidade.

Livro reúne dicas para quem quer viajar sozinho

Livro apresenta endereços curiosos da cidade de Salvador

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

10 curiosidades sobre o “Garoto Bombril”

10 curiosidades sobre o “Garoto Bombril”

Carlos Alberto Bonetti Moreno é o ator que interpreta o "Garoto Bombril" desde o início da campanha, em 1978. Moreno foi escolhido entre 40 candidatos. Ele foi descoberto por Oscar Caporalli, um dos sócios da produtora de comerciais ABA, que assistiu à peça “Folias...

Baralho

Baralho

1. O baralho surgiu mais ou menos ao mesmo tempo na China, no Egito, no Oriente Médio e na Índia. Sarracenos, cruzados e ciganos levaram-o para a Europa. 2. As primeiras referências ao baralho datam da China no ano de 969 depois de Cristo. O jogo...

Bisnaguinhas Seven Boys

Bisnaguinhas Seven Boys

A Seven Boys surgiu em Santos (SP). Em 1950, os imigrantes japoneses Jinko e Kiyotero Yonamine começaram a atuar no ramo da panificação. A marca surgiu inspirada no número sete, considerado cabalístico no Japão, e na...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This