Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Armas de fogo

24 de abril de 2019

1. A origem das armas de fogo é desconhecida, mas acredita-se que no século 10 os chineses já conheciam a pólvora. Somente três séculos mais tarde começaram a usa-la para fins militares.

2. Tubos de bambu eram enchidos com pólvora e serviam para arremessar pedras. Na mesma época, os árabes também desenvolveram uma arma semelhante, usando o ferro para reforçar a estrutura de bambu.

3.
Os canhões só apareceram no começo do século 14, e sua invenção é atribuída ao monge alemão Berthold Schwarz (1310-1384).

4. Depois da invenção do canhão, os engenheiros ingleses começaram a imaginar uma maneira de construir uma arma que atirasse mais rápido. O primeiro a fazer isso foi James Puckle, que patenteou a metralhadora em 1718.

5. Dois americanos, Elisha Collier e Artemis Wheeler, patentearam revólveres em 1818. Mas foi Samuel Colt (1814-1862) que conseguiu simplificar o mecanismo de armar e começou a fabricá-los em massa a partir de 1835.

6. Depois da Guerra do México, os revólveres de seis tiros de Colt foram adotados pelo Exército americano, o que acabou fazendo sua fortuna.

7. Desde a Antiguidade, tomar as armas do inimigo é símbolo de vitória.

8. As armas tomadas pelos soldados brasileiros na Guerra do Paraguai foram usadas na construção do primeiro museu militar do país. Ele funcionou de 1868 a 1908.

9. No século 19, diversos pintores costumavam colecionar armas para poder reproduzi-las fielmente em suas obras.

10. Quando caíram em desuso, os antigos canhões coloniais passaram a ser usados no Brasil para amarrar barcos nos portos.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This