Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre o Amazonas

24 de abril de 2019

1. A capital do Amazonas foi fundada em 1669 pelo português Francisco da Mota Falcão. Inicialmente era Fortaleza de São José do Rio Negro, onde se desenvolveu o povoado Lugar da Barra. Chamada ainda de Vila da Barra e Cidade da Barra, somente em 1856 ficou conhecida por Manaós, nome da tribo que habitava a região. Apenas décadas depois que, atraídos pela riqueza da extração do látex, os europeus montaram em Manaus uma eficiente infra-estrutura urbana, que rendeu à cidade o título de “Paris das Selvas”.

2. O principal Museu do Índio brasileiro fica em Manaus. O acervo reúne trabalhos das tribos Tukamo, Aruak, Maku e Yanomami, nações indígenas do Alto Rio Negro e afluentes do norte do Amazonas.

3. A Zona Franca de Manaus foi criada em 1967.

4. Os hotéis de selva são uma das principais atrações do Amazonas. O primeiro foi inaugurado em 1979. Já se hospedaram neles os famosos Sylvester Stallone, Julia Roberts, Kevin Costner, Olivia Newton-John, as garotas do Spice Girls e Jacques Villeneuve. O Ariaú Amazon Towers é o mais luxuoso de todos, e já recebeu a visita de Bill Gates, que pagou 2 mil dólares pela diária na Suíte Cósmica, a maior de todas.

5. Cansados de viajar para a Europa para assistir às grandes óperas, os barões da borracha construíram em plena selva um teatro comparável aos de Paris e Milão. O Teatro Amazonas foi inaugurado em 31 de dezembro de 1896. A obra em estilo neoclássico demorou 10 anos para ficar pronta.

6. Com o fim do ciclo da borracha, o teatro foi praticamente abandonado. Durante a Segunda Guerra Mundial, chegou a ser usado como depósito de borracha e gasolina. Seu palco virou até uma quadra de futebol de salão.

7. Passou por uma reforma milionária em 1990. Em 1996, o Teatro Amazonas recebeu o tenor espanhol José Carreras para a comemoração de seu centenário, numa apresentação que custou 920 mil dólares.

8. Em 1995, o tenor Luciano Pavarotti estava passeando em Manaus e resolveu conhecer o teatro, que estava fechado. Ele foi barrado pelo porteiro. Só depois que cantou um trechinho de uma ária e provou quem era é que conseguiu entrar. Subiu ao palco e, sem ninguém observá-lo, cantou um pouquinho.

9. A Amazonas Filarmônica, a orquestra do Estado, foi criada em 1997.

10. Num único dia, o rio Amazonas despeja no Oceano Atlântico mais água do que toda a vazão anual do rio Tâmisa, em Londres. Só a Bacia do Rio Negro, um dos afluentes do rio Amazonas, tem mais água doce do que toda a Europa.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This